terça-feira, 14 de junho de 2011

Alunos da Pucrs denunciam fraude aos vereadores

MARIANA FONTOURA/CMPA/DIVULGAÇÃO/JC

Estudantes estão acampados em frente ao DCE da universidade desde quarta-feira

Marcus Meneghetti

Sofia Cavedon (c) recebeu manifestantes na tarde de ontemRepresentantes do movimento que está acampado desde a quarta-feira passada em frente ao Diretório Central de Estudantes (DCE) da Pucrs foram recebidos ontem na Câmara Municipal de Porto Alegre pela presidente da Casa, vereadora Sofia Cavedon (PT), juntamente com outros parlamentares.
Os estudantes denunciaram a ausência de eleições para o DCE e fraudes nas eleições para o Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (Conune), que escolhe delegados para representar diversas universidades do País no evento nacional.
Segundo Paola Piumato, do curso de Serviço Social, das quatro chapas inscritas para as eleições do Conune, duas foram impugnadas sem explicação. Ao perguntarem sobre o impedimento, os estudantes foram insultados.
Os alunos da Pucrs reclamaram que já foram agredidos fisicamente por membros do DCE. E alegaram que as ameaças são frequentes. "Registramos ocorrência e fizemos exames de corpo de delito para comprovar", denunciou Paola.
Durante a reunião, que ocorreu no salão nobre da presidência, os estudantes exibiram um vídeo em que policiais militares aparecem repreendendo membros do DCE pelo uso de spray de pimenta contra os alunos acampados em frente o diretório. Na gravação, o chefe de gabinete do vereador Mauro Zacher (PDT), Rafael Fleck, aparece junto aos integrantes da atual gestão. Tanto Zacher quanto Fleck já foram presidentes do DCE da Pucrs.
No último sábado, o juíz Fábio Vieira Heerdt, da Vara Cível do Foro Regional do Partenon, concedeu liminar de reintegração de posse para retirar os estudantes acampados no campus. "O advogado que assinou o documento em nome do DCE foi o Fleck", afirmou Celedo Neto, um dos representantes do movimento.
Os estudantes acusaram ainda o grupo que ocupa o DCE de ser uma "máfia". "Não existem eleições para o DCE. Lançam o edital um dia antes da votação. É uma verdadeira máfia", atacou a estudante Paola Piumato.
No final da reunião, Zacher apareceu no salão nobre e disse que havia falado com membros da atual gestão do DCE. "Eles se mostraram incomodados com a minha interferência. Não tenho nenhuma influência lá. Assim como os demais vereadores, dou o meu apoio", declarou.
Os estudantes se incomodaram com a afirmação. "Não sejamos hipócritas, vereador. O senhor sabe muito bem do que estamos falando. Afinal, também foi presidente do DCE", atacou Celedo Neto.
Ficou decidido que o vereador Professor Garcia (PMDB) vai entrar em contato com o reitor da Pucrs, Joaquim Clotet. Mauro Pinheiro (PT), Pedro Ruas (P-Sol) e Fernanda Melchionna (P-Sol) procurarão a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, deputada federal Manuela d'Ávila (PCdoB). Sofia marcará uma reunião com o secretário estadual de Segurança, Airton Michels (PT), para tratar da segurança dos manifestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião