quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Congressistas dos EUA são detidos durante ato pela reforma migratória

Estima-se que 11,5 milhões de imigrantes ilegais residam no país atualmente

Charles Rangel (à esq.) e Luis Gutiérrez (à dir.) estavam entre os seis membros do Congresso que foram detidos REUTERS/Gary Cameron

Um grupo de seis membros do Congresso dos Estados Unidos foi detido nesta terça-feira (8) na frente do Capitólio durante um ato de desobediência civil a favor de uma reforma migratória integral para a legalização da população sem documentos nos Estados Unidos.
Entre os detidos estão o congressista democrata por Illinois, Luis Gutiérrez, e o democrata da Geórgia, John Lewis, cofundador do movimento dos direitos civis na década de 1960.
O ato de desobediência civil foi a culminação de um dia de protestos para exigir que o Congresso aprove a reforma migratória, que também incluiu um show gratuito no Mall, o grande parque central de Washington, com os artistas Lila Downs e a banda de música mexicana Los Tigres del Norte.
Além dos estimados 40 milhões de estrangeiros legalizados (o equivalente a quase 13% da população americana), o Departamento de Estatísticas sobre Imigração dos Estados Unidos (OIS, sigla em inglês) estima que outros 11,5 milhões de imigrantes ilegais residam no país.
Após a crise econômica de 2008, houve um decréscimo no número de estrangeiros que chegam aos Estados Unidos, mas o país ainda enfrenta um grande fluxo de imigrantes ilegais anualmente.
No fim-de-semana, em mais de 160 cidades, milhares de pessoas protestaram e foram para a rua para exigir ao Congresso a rápida aprovação da reforma da imigração que prevê a possibilidade de conceder a cidadania americana a cerca de 11 milhões de imigrantes em situação ilegal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião