sábado, 7 de janeiro de 2012

Por que Yoani procura Dilma?

Acompanho Yoani Sánchez e o debate que se trava entre os defensores do regime cubano e seus adversários sobre o caráter pessoal e as posiçõe políticas da blogueira. A notícia mais recente sobre as atividades de Yoani é seu apelo à Presidenta Dilma para que interceda junto ao governo cubano para que possa vir ao Brasil e retornar a Cuba sem sofrer represálias.
Olhando os comentários sobre a notícia já se percebem os alinhamentos e a troca de elogios entre os pró e ocntra Yoani. Alguns, acham que, sendo uma direitista fianciada pela CIA para falar mal de Cuba, Yoani não deve ser aceita no Brasil. Outros, cobram coerência de Dilma em relação à vinda da blogueira. A viagem seria para acompanhar o lançamento de um filme sobre liberdade imprensa em Cuba e em Honduras (alguns veículos já inventaram que é sobre liberdade de imprensa em Cuba e no BRASIL!)
A questão, do meu singelo ponto de vista, deve ser colocada de outra forma: o que Dilma tem a ver com a vinda de Yoani? Acho que ela tem o direito de vir ao Brasil e voltar à Cuba. Tem o direito de vir e falar o que bem entender. Quem for contra que proteste contra ela e pronto.
O que torna o caso mais complicado é que, diferente de outras pessoas em outros países, Yoani está proibida de sair de Cuba. Ainda assim, o que Dilma deve fazer? Pedir que Yoani seja liberada apenas para vir ao Brasil? Colocar a Presidenta na "saia justa" como estão dizendo alguns veículos só faz sentido para criar um conflito entre Dilma e um país amigo.
Não aceito que um governo impeça seus cidadãos de visitarem outros países exceto na condição de convidados. Não aceito que um governo proíba que seus cidadãos visitem um país determinado (como ocorre nos EUA em relação a Cuba). Se Yoani vier/viesse ao Brasil, eu não iria, mas haveria muita cobertura da mídia brasileira, que é inimiga de Cuba. Mas alguém já pensou em proibir que José Serra ou FHC viajassem ao exterior e falassem mal do Governo?
Esclareço de antemão que deploro a prisão de Guantánamo, a prisão política dos cinco cubanos nos EUA, a possibilidade de prisão por tempo indeterminado e a pena de morte praticada nos EUA (e em qualquer outro país). Ainda assim, se alguém ler esta postagem achar que sou um incorrigível centrista ou direitista...paciência

Um comentário:

  1. Há também outras opiniões: http://www.guerrilheirosvirtuais.blogspot.com/2012/01/exclusivo-yoani-pede-passagem-dilma-pra.html

    Saroba

    ResponderExcluir

Obrigado por sua opinião