quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Marcelo Freixo não precisa inventar histórias

O valente deputado Marcelo Freixo (PSOL), não precisa inventar histórias para se promover. Ele já é reconhecido como defensor dos Direitos Humanos e inimigo das milícias e do crime organizado a partir dos agentes do próprio Estado. Eu sou um dos admiradores do seu trabalho.
Nesta semana, correu o país a notícia de que o deputado estaria sofrendo uma espécie de exílio, patrocinado pela Anistia Internacional, em função das ameaças que vem sofrendo.Buscando informações, vê-se que a situação não é bem assim. O deputado foi convidado para uma série de palestras na Europa. Nas palestras, tratará sobre o combate às milícias no Rio de Janeiro, tema que vem mobilizando internacionalmente os defensores dos Direitos Humanos.
O esquema de segurança pessoal do deputado (que é um direito seu e dever do Estado) não parece estar em questão, isso dito pelo próprio deputado e pela Anistia Internacional. O que ele contesta e, parece-me, com razão, é a leniência do poder público com a ação milícias, o que estaria levando à facilitação das fugas e falta de combate efetivo à ação das mesmas.
Resumindo: o deputado é um defensor dos Direitos Humanos, está sendo ameaçado e deve ser protegido e o Governo do RJ, como cobra a Anistia Internacional, deve cumprir as determinações da CPI para livrar o Rio do crime organizado por policiais. Porém, Freixo não está saindo do país na condição de "exilado temporário".
Não é desinformando a população que se estará fortalecendo a luta pelos Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião