quarta-feira, 29 de junho de 2011

Começou o 12º Forum Internacional Software Livre


As centenas de atrações do 12º Fórum Internacional Software Livre começaram oficialmente nesta manhã, a partir das 9h. Até o final da tarde deste sábado, o Centro de Eventos da PUCRS, e, por quê não, Porto Alegre mesmo, é palco de um fluxo de informações e debates sobre neutralidade da rede (o tema deste ano) cultura livre, software livre, tecnologia, e tudo o que estiver relacionado.
Mesmo na primeira hora do Fórum, a movimentação é intensa. O público enfrentou o frio de 8 ºC e lotou as palestras iniciais, além de diversos estandes. Em um dos estandes, um software inusitado dá boas vindas a quem entra no evento. O programador e artista plástico Alexandre Rangel, de Brasília, demonstra um programa de edição de vídeo ao vivo. Com o aplicativo, é possível musicar peças de teatro e apresentações com facilidade e diversos recursos, enquanto elas acontecem.
A distância não é um obstáculo pros amantes e usuários do software livre marcarem presença no fisl. O estudante de Ciências da Computação Felipe Luciani veio direto de Maceió, e esta não é a primeira vez: “É o meu terceiro Fórum. Vim também em 2008 e 2009”. Interessado pela área de desenvolvimento Web e especializado na ferramenta Moodle, ele faz parte da organização do 1º Encontro Alagoano de Software Livre. “Encontrei muitos contatos aqui de encontros nordestinos anteriores de software livre, é muito legal. Ainda não consegui ver tudo, é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo”, completa.
Da mesma forma, a presença feminina no Fórum já deixou de ser incomum há muito tempo. Fernanda Diverio, de São Gabriel, é estudante de Sistemas da Informação na Urcamp e participa pela segunda vez do evento. “Me interesso por software livre, acho legal a ideia. Tá massa esse ano, melhor do que no ano passado!”, comemora.
Para quem ainda não fez a incrição, elas podem ser feitas no local, de acordo com a disponibilidade de vagas. Acompanhe a programação para os destaques do dia de hoje e dos próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião