segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Demissões em Cuba?

O site português Esquerda.net publicou esta nota. Publico porque as observaçoes são interessantes e ainda não vi ninguém comentar isso no Brasil.
"O anúncio de que cerca de um milhão de empregados públicos vão perder os seus empregos em Cuba, metade dos quais até Março de 2011, significa a maior mudança económica e social desde 1960. Os empregados que vêm extinto o seu emprego terão a alternativa de estabelecer-se por conta própria ou formar cooperativas, mas já há estimativas de que apenas 100 mil conseguirão outro emprego, por conta própria e incerto.
O anúncio de que cerca de um milhão de empregados públicos vão perder os seus empregos em Cuba, metade dos quais até Março de 2011, significa a maior mudança económica e social desde 1960. Os empregados que vêm extinto o seu emprego terão a alternativa de estabelecer-se por conta própria ou formar cooperativas, mas já há estimativas de que apenas 100 mil conseguirão outro emprego, por conta própria e incerto.
Os empregados que vêm extinto o seu emprego terão a alternativa de estabelecer-se por conta própria ou formar cooperativas, mas já há estimativas de que apenas 100 mil conseguirão outro emprego, por conta própria e incerto. A medida, anunciada pela própria Central dos Trabalhadores de Cuba, levanta ainda, mais uma vez, a questão da total falta de independência dos sindicatos face ao Estado.
E deixa interrogações sobre o resultado que terá uma aposta à chinesa de incentivar o crescimento do sector privado."

Um comentário:

  1. O Socialismo Real "caindo na real". O Socialismo só o será se for democrático e com condições de vida digna para todos. Chegaremos lá. Mas não sem percalços. Acho que estamos dando pequenos passos aqui no Brasil, para um dia chegarmos a ter o Socialismo Democrático que a humanidade precisa, única forma de extirparmos a barbárie da fome e das guerras do planeta

    ResponderExcluir

Obrigado por sua opinião