sexta-feira, 7 de março de 2014

Liminar do TJ-RJ proíbe mudança de nome do Copacabana Palace Hotel

Liminar impede que hotel passe a se chamar Belmond Copacabana Palace.

Grupo Orient Express, dono do hotel, queria novo nome já na segunda (10).


Hotel Copacabana Palace (Foto: Cristina Índio do Brasil/G1)Hotel Copacabana Palace (Foto: Arquivo/Cristina Índio do Brasil/G1)
A juíza Gisele Guida de Faria, da 9ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado doRio de Janeiro, concedeu liminar  proibindo que o grupo Orient Express Hotels Brasil S.A. altere o nome do Hotel Copacabana Palace para Belmond Copacabana Palace.
Na decisão datada da quinta-feira (6), a juíza ressalta que “a Constituição da República de 1988 trouxe importante mudança na disciplina jurídica do tombamento, alargando o conceito de patrimônio cultural brasileiro para incluir os bens imateriais que também passaram a merecer proteção estatal. Destarte, conclui-se que todo o conjunto de bens materiais e imateriais que integram o Hotel Copacabana Palace encontra-se protegido, devendo o Estado e toda a sociedade zelarem pela conservação e preservação de sua identidade e memória cultural, histórica e artística para as gerações futuras”, afirmou.
A liminar foi concedida na ação popular proposta pelo empresário Omar Resende Peres Filho, que afirma que a inclusão de Belmond no nome do Copacabana Palace vai descaracterizar o prédio, que é tombado e considerado patrimônio histórico e cultural de interesse de toda a sociedade brasileira e, em especial, dos cariocas. O Orient Express, atual proprietário do hotel, anunciou a mudança no nome do estabelecimento para a próxima segunda-feira (10).
Segundo a liminar, o grupo Orient Express não pode mudar o nome do hotel até o julgamento final da ação, sob pena de multa de R$ 500 mil.
90 anos
Em setembro de 2013, o Copacabana Palace comemorou 90 anos de existência, hospedando milhares de celebridades, entre astros da música, do cinema e até reis e rainhas. 

  •  O Copacabana Palace foi construído por um empresário de uma família muito tradicional, para receber autoridades e homens de negócios. Passou por uma crise, na década de 1980. Hoje, pertence ao Orient Express.O capitão-porteiro Jorge Freitas é o mesmo há 42 anos. Ele era um jovem de 21 anos quando assumiu a função. Na memória, muitos encontros.

“A vinda do Príncipe Charles com a Princesa Diana foi realmete o que mais marcou em toda a carreira do Copacabana Palace. Na hora que eles iam sair, que aquela multidão estava na frente do hotel, gritando bastante. Aquilo me emocionou bastante, e ela, segurando na minha mão", contou.
Capitão Porteiro trabalha há 42 anos no Copacabana Palace, no Rio (Foto: Isabela Marinho/G1)Capitão Porteiro trabalha há 42 anos no Copacabana Palace, no Rio (Foto: Isabela Marinho/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião