quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Anonymous e Black Bloc são proto-facistas, mas usar máscara não é crime

A determinação da justiça do Rio de Janeiro que autoriza a identificação criminal de manifestantes mascarados é um mais um sinal de que a escalada de intolerância no Brasil pode atingir as liberdades individuais e acirrar a intolerância 
Preliminarmente, entendo que Black Bloc's e Anonymous's são grupos de características fascistas, parasitas das manifestações populares, provocadores e antidemocráticos. Daí a criminalizar pessoas que usam máscara vai uma distância. Não é aceitável que uma pessoa seja considerada potencialmente criminosa por andar mascarada. Em caso de flagrante, ou diante de provas, cabe à polícia evitar que qualquer pessoa, mascarada ou não, cometa um crime, ou fuja após cometê-lo. Presumir que uma pessoa seja criminosa por algo que ela está vestindo é um precedente perigoso para se deter pessoas sem prova.
Não gosto dos mascarados, mas não concordo que a polícia prenda quem usa máscara. Atitudes assim servem apenas para mascarar (perdoem o trocadilho) a incapacidade de nossas polícias enfrentarem situações complexas que envolvem não só as quebradeiras dos black bloc's, mas, inclusive a violência de nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião