segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

São Francisco de Assis, o homem que criou o presépio

Entre tanta porcaria que a Globo exibe, achei essa matéria sobre a cidade de Assis, na Itália e seu patrimônio cultural. Muito interessante.

Conheça a cidade onde foi montado primeiro presépio do mundo

Assis é a terra de São Francisco. Para comemorar o Natal, os 50 frades lançaram o primeiro filme em 3D da história da Igreja.

Ilze Scamparini Assis,Itália,publicado no G1

Poucos lugares no mundo possuem uma combinação de beleza, arte e um santo nativo da popularidade de São Francisco (santo que inventou o presépio), como Assis, cidade medieval da Umbria, no centro da Itália.
Entre colinas e bosques, uma arquitetura íntegra ajuda a divulgar a existência do homem que tantos artistas prestaram homenagens. “Temos dez mil metros quadrados de afrescos”, conta o Frei Egídio Canil.
No santuário de fachada simples, em pedra branca, duas igrejas estão superpostas. Da entrada da basílica inferior é possível subir as escadarias para chegar ao mais essencial templo franciscano, que ficou pronto em 1253. Um dos primeiros edifícios góticos da Itália, onde a pintura genial, da segunda metade do século 13 deixou um patrimônio extraordinário.

Na basílica superior, a história do santo que renunciou à riqueza, foi contada pelo pintor Giotto e os seus discípulos. Nas duas paredes laterais, cada um dos afrescos narra uma passagem importante da vida de Francisco de Assis, como sua escolha pela pobreza, quando ele se despiu das suas vestes e decidiu deixar para trás as festas e a família de comerciantes prósperos.
A aprovação do papa Inocêncio III para a fundação da ordem Franciscana, também está na basílica. Tudo é contado em 28 afrescos. A viagem de Francisco ao Egito, a doação do seu manto a um homem pobre.
As figuras humanas são colocadas em paisagens reais. Em uma passagem definitiva na arte figurativa do estilo românico bizantino para o renascimento que Giotto antecipou. Ele revolucionou a pintura. Trouxe cor e principalmente a perspectiva. Com ele o homem vem representado não mais estático e sem fundo, mas posto no ambiente em que vive. Isso deu origem também ao humanismo.
Sobre o túmulo de Francisco são 2.200 metros quadrados só de Giotto, nenhum museu do mundo possui isso. Sobre a tumba do santo foram erguidas as duas igrejas decoradas por vários artistas.
Para comemorar o natal franciscano, e valorizar aquele que foi o maior pintor do seu tempo, os 50 frades do Santuário de Assis lançaram o primeiro filme em terceira dimensão da história da Igreja. A pintura de Giotto aparece ainda mais forte, com mais espaço e volume. Os rostos estão mais realistas.
Em uma pequena capela, Frei Marcelo Daga monta o presépio franciscano com peças feitas por ele em papel machê e pena de galinha. O cenário mistura o Oriente Médio à paisagem italiana. Entre Maria, José e o menino Jesus, estão São Francisco e um lobo, símbolo do amor fraterno que o santo, que inventou o presépio, dedicou aos animais.
São Francisco morreu em 1226, aos 44 anos. Dois anos depois foi proclamado santo pelo Vaticano, num dos processos de canonização mais rápidos da história da Igreja. Assis, há oito séculos, tornou-se uma das metas mais importantes da peregrinação dos cristãos.

Um comentário:

  1. Paz, bem e Feliz Natal!
    .
    A bem da verdade
    existem documentos papais
    relatando a confecção de presépios
    antes de São Francisco de Assis.
    .
    Porém o relato do ocorrido em Greccio
    nas bigrafias do assisense
    ajudaram a difundir esta devoção
    com uma rapizez fantástica.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua opinião