segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A Verdade Ainda que Tardia. Elifas Andreato retrata a tortura

Elifas Andreato é um dos artistas de maior notoriedade do Brasil, especialmente pelo fato de ser o responsável pela criação de algumas das mais importantes capas de discos brasileiras. No documentário "A verdade ainda que tardia", entretanto, conheceremos outro lado de sua história.
Tudo começou com uma encomenda feita pela Comissão da Verdade, instalada em Brasília para a revisão da lei de anistia no Brasil. Elifas, que passou por situações complicadas durante a ditadura, foi convidado a registrar em um enorme painel cenas dos mais diversos tipos de torturas executadas pela polícia política no período compreendido entre 1964 e 1985.
Decidiu, então, gravar em vídeo todas as etapas da pintura deste incrível painel, que ficará exposto no Congresso Nacional.
Passo a passo, a cada pincelada, Elifas explica seus pormenores e faz graves denúncias ao regime, além de homenagear as inúmeras vítimas dos terríveis maus-tratos praticados na época, algumas inclusive mortas, como é o caso de seu amigo Vladimir Herzog.
"Quando se vê as imagens do holocausto, você acredita que 6 milhões de judeus foram mortos na segunda guerra".
Com estas palavras e mentalidade, Elifas se propõe a representar com a maior fidelidade possível imagens nunca antes vistas deste triste período da história brasileira.
Um documento intenso, emocionante, mas que traz tão somente a Verdade, ainda que tardia.

Lançamento: Dezembro/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião