terça-feira, 9 de outubro de 2012

Em nota, ANPUH responde crítica da "Veja" sobre o historiador Eric Hobsbawm

ANPUH criticou texto da "Veja" que chamou Hobsbawm de "idiota moral"
Redação Portal IMPRENSA
Na última sexta-feira (5/10), a Associação Nacional de História (ANPUH) repudiou a crítica da Veja sobre o historiador inglês Eric Hobsbawm, morto no dia 1 de outubro. Para a a ANPUH-Brasil, a publicação deu um tratamento "desrespeitoso, irresponsável e ideológico" à obra do especialista. De acordo com o texto publicado na página da entidade no Facebook, a revista reduziu o historiador à condição de “idiota moral”, na crítica "A imperdoável cegueira ideológica da Hobsbawm", publicado em seu portal. Segundo a ANPUH, "trata-se de um julgamento barato e despropositado a respeito de um dos maiores intelectuais do século XX".
A entidade afirma que a revista deu tratamento desrespeitoso logo no início do texto, com a expressão “historiador esquerdista”, "dito de forma pejorativa e completamente destituído de conteúdo".
"Nós, historiadores, sabemos que os homens são lembrados com suas contradições, seus erros e seus acertos. Seguramente Hobsbawm será, inclusive, criticado por muitos de nós. E defendido por outros tantos", diz o texto.

"Talvez
Veja, tão empobrecida em sua análise, imagine o mundo separado em coerências absolutas: o bem e o mal. E se assim for, poderá ser ela, Veja, lembrada como de fato é: medíocre, pequena e mal intencionada", finalizou a entidade.

Leia a íntegra da nota de repúdio na página da
ANPUH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião