terça-feira, 14 de agosto de 2012

Associação de ateus critica fé dos candidatos à presidência dos EUA

Associação de ateus critica fé dos candidatos à presidência dos EUAOutdoors zombam das crenças de Obama e Romney
por Jarbas Aragão, em Gospel Prime
 
 
Associação de ateus critica fé dos candidatos à presidência dos EUA
Um outdoor polêmico foi colocado na cidade de Charlotte, Carolina do Norte, que sediará a Convenção Nacional do Partido Democrata no início do próximo mês. Um grupo ateu está provocando a postura religiosa dos principais candidatos a presidente dos Estados Unidos.
“Nosso sistema político está tomado pela religião e isso influencia muito”, disse David Silverman, presidente da American Atheists, que patrocina os anúncios. “Religião é algo bobo e tem componentes que são inerentemente exclusivistas… Não há lugar para isso no sistema político”, disse ele.
Os outdoors exibirão a mensagem durante um mês, a um custo aproximado de US$ 15.000.  Criticando o cristianismo professado pelo democrata Barack Obama, vê-se uma imagem de Jesus Cristo em uma torrada e a descrição dessa fé: “Um Deus sádico. Um Salvador inútil. Mais de 30.000 versões da ‘Verdade’. Promove o ódio e chama isso de ‘amor’”.
O outro critica o Republicano Mitt Romney, que é mórmon. A imagem é de um homem usando cueca branca, uma referência às vestimentas especiais dos mórmons. Os dizeres são: “Deus é um extraterrestre. Batizam pessoas mortas. Muito dinheiro e muito fanatismo”.
Ambos têm como assinatura o lema “Ateísmo: Simplesmente racional”.
A American Atheists tentou colocar o outdoor anti-Mórmon em Tampa, Flórida, onde ocorrerá a Convenção Nacional do Partido Republicano no final deste mês. Mas ainda não encontrou nenhuma empresa na cidade que concorde em arrendar o espaço para eles.
“Convenções presidenciais são para discutir idéias, não ideologias. Plataformas, não púlpitos. Se uma pessoa acredita nessas coisas idiotas, temos todo o direito de questionar isso, pois afeta diretamente os votos dos eleitores não religiosos”, justifica Silverman.
Alguns líderes religiosos mostraram-se insatisfeitos com a iniciativa. James Martin, um padre e teólogo jesuíta, disse à CNN. “Eles não estão questionando a existência de Deus, mas sim a religião… E no tocante a dizer que o cristianismo “promove o ódio”, bem, são os ateus que estão fazendo isso com esse outdoor”.
Terryl Givens, um professor Mórmon da Universidade de Richmond, chamou a iniciativa do American Atheists de “mesquinha e vingativa”. “Quando os ateus se organizarem para servir os pobres e necessitados do mundo, eles poderão ser levados mais a sério”.
Não é a primeira vez que o grupo ateu recorre a outdoors com mensagens consideradas ofensivas. No início do ano, o grupo colocou dois outdoors em regiões onde vivem muitos muçulmanos e judeus com mensagens em árabe e hebraico, dizendo “Você sabe que é um mito … mas você tem uma escolha”.
Silverman diz que o American Atheists considera a estratégia eficaz e voltará a utilizá-la no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião