terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de Maio: dos mártires de Chicago a Valdemiro Santiago

Os mártires de Chicago, origem do 1º de Maio

Nunca pensei que ainda pudesse me admirar com a degradação do 1º de Maio no Brasil. Já faz tempo que o  Dia do Trabalhador foi transformado em um grande show de música sertaneja e similares. Mas as imagens do 1º de Maio em São Paulo me deixaram chocado. 
A CUT fez ato um ato sozinha. A CTB, a Força Sindical , CGTB, UGT e a Nova Central uniram-se em outro ato. Até aí, faz parte da disputa entre as centrais e, no fim das contas, pela influência nos rumos do país$ e do sindicalismo. O chamado 1º de Maio Unificado, e o ato da CUT contaram com a presença de figuras do Governo Federal (inclusive do novo ministro do trabalho, no ato unificado), e o patrocínio ou apoio da Caixa Federal, Banco do Brasil, SESI, Petrobrás, Bradesco, Brahma, Neslté e Casas Bahia!!!!
Além do pronuncimento do novo ministro do trabalho, o chamado 1º de Maio Unificado contou com a manifestação (sob vaias) do autodenominado apóstolo Valdemiro Santiago! Aí, juro que desisti de vez de tentar entender o nosso movimento sindical.
Ainda que eu simpatize com o Governo Federal, um 1º de Maio com apoio governamental é descaracterizante; com patrocínio de grandes empresas nacionais ou transnacionais é degradante; com direito à palavra a um Valdemiro Santiago é aterrorizante. Nâo pensei que o Dia do Trabalhador no Brasil pudesse chegar a um patamar tão rebaixado.
Tô ficando velho, tô ficando chato, mas é doloroso ver que a história que começou com o "Mártires de Chicago" tenha se tranformado em show sertanejo e rume para espetáculo gospel. 
Que deus nos ajude!

Um comentário:

  1. FAZENDO UMA VISITINHA.
    INTRIGANTE ESSA SITUAÇÃO.
    JÁ FUI SINDICALISTA DE FECHAR AS PORTAS DO PATRÃO. E MEMBRO DE UM PARTIDO COM IDEOLOGIA POLÍTICA DEFINIDA E FIEL.
    MAS HOJE?
    EU NÃO SEI NEM COMO CARACTERIZAR TAL SITUAÇÃO.
    MAS AS COISAS VÃO E VOLTAM.
    BASTA UMA CRISE E...O POVO DARÁ AS CARAS. VEJA O "VELHO E ACOMODADO MUNDO" EUROPEU.
    VAMOS À LUTA.
    PARTIDO DOS TRABALHADORES É DOS TRABALHADORES E NÃO DO GOVERNO. SEI LÁ...
    E O BRASILEIRO FELIZ DA VIDA. COMPRA CARNE E CERVEJA FIADO PARA FESTAR NO FINAL DE SEMANA E PAGAR NO MÊS QUE VEM OU EM 40 DIAS.
    UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua opinião