quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Torcidas organizadas: criadouro de fascistas

Um grupo de pessoas jovens uniformizadas, cantando e gritando palavras de ordem em uníssono, dispostas a tudo para defender uma "causa" irracional, inclusive agredindo fisicamente quem não estiver de acordo com eles. Essa definição vale tanto para uma brigada fascista como para uma torcida organizada. Fez bem a direção do Inter ao excluir do seu cadastro e cessar com os afagos a duas gangues que se somama tantas outras pelo mundo. Até eu que não acompanho esses assuntos sabia que havia um conflito sério entre facções de torcedores. Certamente a direção colorada sabia, mas deixou que a situação transbordasse para a imprensa para agir. Antes tarde do que nunca.
A estrutura e o modo de ação dessas torcidas são, potencialmente, um criadouro de brigões e intolerantes. Não é à toa que uma das gangues chamava a si própria de "Guarda" Popular. O que se espera de umgrupo que se intitula desse modo, senão agirem como uma força paramilitar em defesa.... do que mesmo?
No Grêmio, a direção institucionalizou a visão facistóide ao conclamar os torcedores a ingressarem num tal "exército gremista". Esse movimento deve gerar preocupação, não orgulho. Futebol não deveria ser uma guerra para ter soldados.
A única tolerância que eu não admito é com os intolerantes. Paradoxal? Talvez. O fato é que aceitar quem não aceita os outros é abrir um caminho para que os intolerantes vençam e, no futuro, não aceitem ninguém. Todavia, diferente dos intolerantes, a ação de quem os condena, como eu, não pode utilizar os mesmos métodos. Isso faz toda a diferença.
Em situações como essas, não interessa para qual time se torce. Interessa que as atitudes dos grupos paramilitares em que se tornaram essas "torcidas" tem que ser enfrentado. Talvez nem todas as torcidas organizadas sejam assim. Porém, o seu modo de funcionamento, e sendo movidas por um amor e um ódio irracionais, torna esses grupos criadouros de jovens fascistas. Nesse caso, tanto faz a cor da camisa, o que importa é o que ela está encobrindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião