sábado, 10 de dezembro de 2011

CIA mantinha prisão secreta na capital da Romênia

Foto da prisão secreta: AP

Suspeitos de terrorismo eram presos e torturados no prédio, que pertence a uma instituição do governo romeno

A CIA (Centro de Inteligência Americano) operava em uma prisão secreta na capital da Romênia, em Bucareste, onde os suspeitos de terrorismo eram interrogados, revelou uma investigação encabeçada pela agência Associated Press e jornal alemão.

O prédio da Orniss fica em um movimentado bairro há poucos minutos do centro de Bucareste, capital da Romênia
Ex-agentes da organização identificaram o prédio onde os suspeitos eram presos e torturados. A construção pertence ao romeno Escritório Nacional de Registro para Informações do Serviço Secreto (Orniss), que armazena informações da União Europeia e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A Orniss negou que tenha abrigado uma prisão da CIA - que também se recusou a tecer qualquer comentário sobre o assunto.
A investigação, realizada pelo jornal Zeitung e pelo canal ARD, afirmou que dentre os detidos na prisão estava Khalid Sheik Mohammed, que admitiu ter organizado o ataque de 11 de Setembro.
Ele foi capturado no Paquistão em março de 2003 sob o programa americano conhecido como "rendição extraordinária" - a detenção e transferência extra-judiciais impostas a suspeitos de terrorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião