quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Santander é líder no ranking de reclamações do Banco Central


Santander é líder no ranking de reclamações do Banco Central
Foto: PAULO VITOR/AGÊNCIA ESTADO

 No último ano, índice de queixas de correntistas dobrou; realização de débitos não autorizados nas contas correntes é o maior problema

247 – Em sua atividade no varejo, o Banco Santander no Brasil chegou hoje ao topo do ranking das instituições financeiras com o maior índice de reclamações de clientes, feito pelo Banco Central. Um reconhecimento nada abonador. Entre outubro de 2010 e outubro de 2011, apesar das garantias de assessores do banco de que há grande preocupação interna com o atendimento na rede de agências, o volume de reclamações praticamente dobrou, saltando do índice 0,56, apurado pelo Banco Central, para o de 1,02 por 100 mil clientes, atualmente. Os números foram divulgados hoje pelo BC em Brasília. Em setembro, o Santander exibia um índice de 0,84 de reclamações, o que reforça a impressão de que a qualidade do serviço prestado está em queda.
O maior volume das reclamações de clientes (29,5% das queixas registradas) é quanto a débitos não autorizados em suas contas correntes. Abaixo do Santander, entre os bancos com mais de um milhão de clientes reclamados, aparecem Itaú (índice 0,77), Banco do Brasil (0,62), Bradesco (0,43) e HSBC (0,34).
O Banco Central tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário. As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.

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