terça-feira, 5 de julho de 2011

Ópera de Vivaldi 'perdida’ há 284 anos volta a ser representada

Vivaldi
Uma ópera de Vivaldi que ficou anos "perdida" e que foi representada apenas uma vez, há 284 anos, ganhou uma nova apresentação na noite desta segunda-feira, em Praga, após ter sido reconstruída por um especialista tcheco.
O italiano Antonio Vivaldi (1678-1741) produziu a obra, chamada La Unione della Pace e di Marte, para comemorar o nascimento das filhas gêmeas do rei francês Luís 15, em 1727.
Tecnicamente chamada de serenata, a obra foi representada apenas uma vez antes de a maioria de suas partituras ter sido perdida, com exceção de seus librettos (que contêm os diálogos e a história da peça), já que estes haviam sido distribuídos ao público.
Como muitos dos compositores de sua época, Vivaldi frequentemente reaproveitava árias para serem usadas em diferentes óperas.
A partir dessa constatação e de seu conhecimento da obra de Vivaldi, o músico tcheco Ondrej Macek reconstruiu La Unione della Pace e di Marte, que foi apresentada na abertura de um festival de música na capital da República Tcheca nesta segunda-feira.
Macek disse à agência France Presse que, lendo o libretto, percebeu que muitas das melodias da ópera já eram conhecidas.

'Aventura'

À BBC, Macek declarou que a reconstrução de La Unione della Pace e di Marte foi uma grande "aventura" e que existem muitas outras obras de Vivaldi "esperando para serem redescobertas", já que há muitos librettos do compositor guardados em arquivos, à espera de mais estudos sobre eles.
Em 2008, Macek já havia reconstruído outra obra de Vivaldi, Argippo, que havia sido lançada em 1730 e ficado 278 sem ser tocada ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião