segunda-feira, 25 de julho de 2011

Fundador de Wikileaks diz que Facebook é uma máquina de espionagem

Julian Assange, o fundador da WikiLeaks volta ao olho do furacão a cada vez que faz algum tipo de declaração, enquanto espera sua extradição a Suécia para ser julgado e transladado para os EUA. Desta vez, o fundador da WikiLeaks foi entrevistado pelo Russia Today para conhecer seu ponto de vista sobre as revoltas que estão sacudindo o mundo árabe (Egito, Líbia, etc) e a função que as redes sociais estão desempenhando nelas, no entanto, mais que elogiar o uso das redes sociais, Assange arremeteu duramente contra elas e, especialmente, contra o Facebook à que definiu como a "mais horrível maquinaria de espionagem que jamais foi inventada".

Segundo Assange, a rede social não é mais que um conglomerado de bases de dados que relacionam aspectos privados dos usuários (amizades, lugares que se visitam, endereços postais, etc.) e que são gerenciadas por empresas estadunidenses em solo estadunidense, isto é, que os serviços de espionagem estadunidenses podem a qualquer momento entrar e recopilar toda a informação que queiram, porque empresas como Yahoo!, Facebook ou Google vão servir de bandeja:.
"Nas redes sociais temos as maiores base de dados sobre os cidadãos, suas relações, os nomes de seus contatos, seus e-mails, localizações, as mensagens que trocam com outras pessoas e tudo isso hospedado nos Estados Unidos, accessível por seus serviços de inteligência."
De fato, ele considera que as empresas que estão por trás de todos estes serviços da rede social implementaram interfaces para que os serviços de inteligência se conectem diretamente, já que já estão colaborando com eles: .
"Obter uma citação ou um requerimento judicial já não é um problema, existe uma interface de conexão desenvolvido para os serviços de inteligência dos Estados Unidos que já está em uso. Isto não quer dizer que o Facebook esteja sendo gerenciado pelos serviços de inteligência estadunidenses, senão que a inteligência estadunidense tem a capacidade legal e política para pressionar-lhes. É custoso gerenciar cada um destes arquivos pessoais, de modo que automatizaram o rocesso.
Segundo Assange, os usuários que colocam seus dados nas redes sociais estão autocompletando o expediente para os serviços de inteligência dos Estados Unidos. Não podemos esquecer que Assange é um pouco paranóico e lamentavelmente não tem nenhuma prova para corroborar suas teorias sobre a relação das agências de inteligência estadunidenses com algumas redes sociais. Estas acusações já foram feitas no passado por outras pessoas e costumam iniciar toda classe de conspiranoias com relação ao controle que supostamente o governo dos Estados Unidos tem com nossa privacidade, nossos dados e nossa informação.

Publicado em: Negócio Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião