quarta-feira, 22 de junho de 2011

Seminário 50 anos da Campanha da Legalidade: memória da democracia brasileira

No mês de agosto de 1961, após renúncia do então presidente do Brasil, Jânio Quadros, iniciou-se um movimento ímpar na história do Brasil chamado “Campanha da Legalidade”, liderado pelo então governador do Estado do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola. Este movimento, de dimensões militares e civis, teve como propósito garantir a posse do então vice-presidente da República, João Goulart, o Jango.
Ocorre que na ocasião da renúncia de Jânio Quadros, Jango encontrava-se em viagem à China. Como havia a clara notícia de que uma cúpula militar pretendia impedir – contrariando o que previa a constituição – que Jango assumisse como presidente da república, Brizola então articulou uma mobilização popular no intuito de garantir o cumprimento da lei. Assim, os integrantes do movimento ficaram conhecidos como legalistas. Por fim, após alguns dias de incertezas e negociações, a campanha obteve êxito e Jango assumiu a presidência da República, embora aceitando a mudança do sistema de governo que deixou de ser presidencialista e passou a ser parlamentarista.
No intuito de trazer à tona a memória e a história do movimento, tendo em vista sua significativa importância na política brasileira contemporânea, o Instituto Humanitas Unisinos - IHU e o Programa de Pós-Graduação em História da UNISINOS propõem a realização do Seminário “50 anos da Campanha da Legalidade: memória da democracia brasileira (1961-2011)”.

Início: 18 de agosto de 2011

Término: 01 de setembro de 2011

Datas: 18, 29, 30 e 31/08 e 01/09/11

Locais: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no IHU e Auditório Central - Unisinos

Av. Unisinos, 950 - Bairro Crsito Rei - São Leopoldo/RS
Lei a mais aqui.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião