quinta-feira, 17 de março de 2011

O Blog da Bethânia


Bethãnia gravará "Ei, você aí, me dá um dinheiro aí"
 O assunto quente de quarta-feira (e de hoje também), foi a aprovação do projeto de um Blog para Maria Bethânia, no valor de R$1,3milhão.
Muitos internautas anunciaram que o MinC estava dando R$ 1,3 milhão para a cantora e, em consequência, criticavam a já tão criticada gestão do ministério por mais esse ato. Como é comum acontecer, a mancehte é diferente do fato. O Conselho Nacional de Incentivo à Cultura (Conic), que autoriza, ou não, a captação de recursos com a utilização da Lei Rouanet, autorizou a caça ao patrocínio para o tal blog.
O episódio deveria servir para o questionamento não da situação da Maria Bethânia, tampouco para servir como mais uma crítica à já tão criticada gestão da ministra Ana de Holanda, mas para refletirmos sobre o caráter das leis de incentivo à cultura que existem em nosso país. Essas leis são concentradoras e privilegiam quem já é famoso. Por conta disso, já no governo Lula, foi iniciado um processo de reforma da Lei Rouanet, que está tramitando no Congresso Nacional.
Na minha singela opinião, o debate deve ser feito sobre mudanças na lei e nos processo de financiamento das políticas culturais. Maria Bethânia está buscando uma vantagem legal que muitos outros já obtiveram.

2 comentários:

  1. Bueno. Acho que vou usar essa "jurisprudência" para arrecadar uma grana pelo meu blog. Aqui em São Luiz dá para mim conseguir apoio cultural do "Gela Guela" (empresa de tele-entrega de cerveja gelada) e do Cabar ... quer dizer ... da Boat ... não ... enfim, da "Índia" (estabelecimento tradicional de diversões noturnas). Tu conhece algum agente cultural que saiba montar esse tipo de projeto?

    ResponderExcluir
  2. Em tese, Zé Renato, é possível, caso o município tenha uma lei de incentivo à cultura. Ou, ainda, podes apresentar um projeto pela Lei Rouanet e realizar o teu sonho de cantar as músicas do Elvis em benfício do Hospital de São Luis. Conheço gente que sabe fazer projetos, só falta convencê-los a apoiarem a tua ideia. Isso é contigo.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua opinião