sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Margarete Moraes assume a Representação Regional Sul do MINC

Margarete Moraes aceitou o convite da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, para assumir a Representação Regional Sul do Ministério da Cultura que abrange os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina com sede em Porto Alegre. Margarete Moraes assume com a missão de representar o Ministério e de trabalhar na implementação e acompanhamento das políticas culturais.
            Nome reconhecido no meio cultural, Margarete Moraes, 59 anos, natural de Iraí/RS, tem duas filhas, a advogada Isadora e a arquiteta Maria Fernanda, é formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Foi Secretária da Cultura do Município, vereadora por dois mandatos na Câmara Municipal e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT). Recentemente assessorou o recém criado Instituto Brasileiro de Museus, do MINC, em Brasília. 
            Durante sua administração na Secretaria Municipal de Cultura colocou em funcionamento o projeto de descencentralização, levando arte e cultura às dezesseis regiões do Orçamento Participativo. Promoveu a catalogação e o restauro de obras de arte do acervo municipal das pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli. Também, dentre inúmeros projetos e programa em sua gestão,  foram realizadas exposições retrospectivas, com as presenças dos artistas nos 80 anos de Vasco Prado, Xico Stockinger e Iberê Camargo, sendo que este último inaugurou e aprovou a galeria que leva seu nome, na Usina do Gasômetro. Preocupada em integrar a arte ao cotidiano da cidade, Margarete tornou realidade o projeto Espaço Urbano Espaço Arte, de incentivo à arte contemporânea, com obras artísticas integradas às praças públicas da cidade. O projeto de intercâmbio cultural com cidades do MERCOSUL é outra marca de sua gestão.
            O cuidado com o patrimônio artístico e cultural pode ser conferido na restauração da Fonte da Talavera, na aquisição e restauração da Casa da Travessa Paraíso e  na compra e no início da restauração da Casa Godoy, símbolos  da arte e da história da cidade. Neste período, Porto Alegre ingressou no Projeto Monumenta, hoje em andamento.
            Da atividade parlamentar, leva a experiência de  ter sido a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal e de ter construído relações sólidas e democráticas com os diversos segmentos que formam nossa sociedade.
Jornalista: Martha Diaz Pozueco - Reg. MT 7078   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião