quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tiririca sabe ler e escrever

Tiririca sorri ao deixar o prédio da Justiça onde provou que sabe ler e escreverO dublê de palhaço e deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP) encerra a polêmica evidenciada em uma reportagem que se mostrou mentirosa ao provar que sabe ler e escrever, e, por isso, pode assumir seu cargo de deputado federal eleito por São Paulo com mais de um milhão de votos. O Tiririca passou no teste de leitura e escrita feito nesta quinta-feira pela Justiça Eleitoral. Walter de Almeira Guilherme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), contou que o parlamentar eleito fez um ditado tirado de um livro editado pelo Tribunal: Justiça Eleitoral, uma retrospectiva. A frase ditada foi extraída aleatoriamente de um livro da Justiça Eleitoral: “A promulgação do código eleitoral em fevereiro de 1932 trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral”.
Ainda de acordo com o presidente do TRE-SP, Tiririca teve de ler uma notícia de jornal e fazer uma interpretação do que leu e escreveu. As manchetes foram “Procon manda fechar lojas que vendem produtos vencidos” e “O tributo final a Senna”. O presidente do TRE-SP ressaltou, porém, que a decisão sobre a diplomação de Tiririca caberá ao juiz Aloízio Silveira, da Primeira Zona Eleitoral.
A polêmica começou depois de uma reportagem da revista Época, poucas semanas antes da eleição, apontando que Tiririca era analfabeto, de acordo com pessoas que trabalhavam e conviviam com ele. No ato do registro da candidatura, Tiririca, assim como todos os candidatos, entregou um documento atestando que tinha o primeiro grau incompleto, mas que sabia ler e escrever. O documento foi submetido à perícia, que apontou irregularidades na caligrafia – uma pessoa poderia ter escrito por Tiririca. O palhaço se recusou a fazer a perícia do documento, o que foi aceito pelo TRE-SP, já que ninguém é obrigado a produzir uma prova contra si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião