sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O caso do Panamericano, segundo José Dirceu

Explicações não esclarecem história mal contada do Banco Panamericano
Quanto mais explicações dão, mais esquisito e mal-cheiroso fica esse caso do Banco PanAmericano do Sílvio Santos. Como o Banco Central (BC) não detectou operações fraudulentas que chegaram a esse montante de R$ 2,5 bi? Temos, agora, um diretor do BC, justamente o de Fiscalização, Alvir Hoffman, admitindo que as irregularidades podem ter começado há três ou quatro anos, mas que apenas as investigações vão apontar o tempo exato. Mas a Fiscalização do BC pode deixar irregularidades ocorrerem assim, por tanto tempo, sem estancá-las, sem adotar providências? Como é que o PanAmericano vendeu por tanto tempo carteiras de crédito para outras instituições financeiras, não deu baixa, continuou contabilizando estes recursos como parte do seu patrimônio e ninguém tomou providências contra isso? É preciso investigar os responsáveis pelas manobras contábeis no PanAmericano. Quanto mais explicações dão, mais esquisito e mal-cheiroso fica esse caso do Banco PanAmericano do Sílvio Santos. Como o Banco Central (BC) não detectou operações fraudulentas que chegaram a esse montante de R$ 2,5 bi?
Temos, agora, um diretor do BC, justamente o de Fiscalização, Alvir Hoffman, admitindo que as irregularidades podem ter começado há três ou quatro anos, mas que apenas as investigações vão apontar o tempo exato. Mas a Fiscalização do BC pode deixar irregularidades ocorrerem assim, por tanto tempo, sem estancá-las, sem adotar providências?Como é que o PanAmericano vendeu por tanto tempo carteiras de crédito para outras instituições financeiras, não deu baixa, continuou contabilizando estes recursos como parte do seu patrimônio e ninguém tomou providências contra isso?
Investigar os responsáveis pelas manobras contábeis
A própria Caixa Econômica Federal (CEF),  que adquiriu boa parte das ações do Panamericano há cerca de um ano não viu isso? Tudo bem que se evite a liquidação do banco (sempre traumática para o mercado) e se recorra ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC), desde que os bens oferecidos em garantia realmente tenham liquidez no mercado e cubram a operação - o "socorro", "empréstimo", "intervenção branca" ou outro nome que se queira dar.Sílvio Santos, dizem, ofereceu em garantia quase todo o seu conglomerado fomado por 44 empresas subordinadas à holding SS Participações - entre elas o SBT e o Baú da Felicidade. Mas, não pode parar por aí de jeito nenhum, deixar as coisas andarem como se tudo tivesse voltado ao normal.É preciso apurar as responsabilidades pela compra do banco pela CEF - aprovada pelo Banco Central! - e particularmente acionar - como já fez o governo, registre-se - os responsáveis pelas manobras contábeis no PanAmericano, já que o que esta em risco é a segurança de nosso sistema bancário e principalmente o papel de fiscalização do BC. Daí a importância de todos os esclarecimentos e de total transparência que o caso exige.
De: Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião