terça-feira, 2 de março de 2010

José Mindlin, o guardião dos livros.

“A motivação básica da biblioteca é o amor à leitura, é o interesse por leitura. De modo que é meio paradoxal, eu dizer que não sou um colecionador. Eu sou um leitor compulsivo e irrecuperável”, José Mindlin.

José Mindlin, lendário bibliófilo brasileiro, faleceu no último domingo, 28 de fevereiro de 2010, aos 95 anos em São Paulo. Foi amante dos livros e um leitor incansável.

Formou-se advogado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, mas foi como empresário no setor de peças para automóveis que ganhou a vida. No papel de homem público, Mindlin foi secretário de Cultura do Estado de São Paulo, presidente do Conselho de Orientação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e membro da Academia Brasileira de Letras.


Sua notoriedade, porém, advém de seu verdadeiro amor pelos livros: colecionava obras raras desde seus 13 anos de idade, tornando-se o guardião de uma das maiores bibliotecas particulares do mundo com cerca de 40 mil volumes, obras raras em sua maioria, representando uma contribuição inenarrável para a cultura brasileira.

Sua memória será eternizada através da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, que reunirá o conjunto de livros e manuscritos brasileiros (e portugueses) reunidos ao longo de mais de 80 anos e doados por ele, sua esposa Guita e filhos para a Universidade de São Paulo.

Em sua homenagem, a TAL disponibiliza em seu site, www.tal.tv, um breve depoimento seu no qual fala sobre esse seu amor pela leitura e mostra seu acervo destacando algumas obras raras e curiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião