segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Professor Vanazzi


Li que o prefeito de São Leopoldo conseguiu concluir seu curso de história. Há um tmepo atrás, Valdeci Oliveira, ex-prefeito de Santa Maria concluiu o curso de direito. Muito legal isso. Mesmo depois da idade padrão, continuaram perseguindo um objetivo. Aproveito a notícia para emitir minha singela opinião sobre o quanto a burocratização e o apego às funções políticias têm auxiliado a degradar o nível da política brasileira.


Pessoas vão-se criando à sombra de cargos políticos (eletivos ou não), construindo um padrão de consumo médio/alto e desvinculando-se da vida concreta. Não estudam, não se aperfeiçoam, não vivem nada além de seus cargos e das "missões" que se consideram portadores. Vai daí que se tornam cada vez mais dependentes da máquina pública e dos partidos que ocupam os governos. Transferem aos partidos e governos a responsabilidadde de cuidar da sua vida. Engalfinham-se por cargos e entram em pânico quando estão na iminênica de os perderem.


São pessoas que não conseguiram organizar suas vidas e tornam-se clientes dos cargos públicos nos quais tem que organizar a vida de muitas pessoas.


Não avalio o caráter ou competência de ninguém. O que preocupa é que ao se colocarem na condição de reféns de cargos em comissão, acabam omando o meio por fim e a si próprios como referência. Essa praga é muito presente na política brasileira (não sei o resto mundo como está). Os estragos que ela tem feito às instituições e à ética pública são enormes.


Vanazzi e Valdeci são pessoas íntegras e capazes. São bons gestores públicos (ambos foram reeleitos, se isso é parâmetro). Se, no futuro, não ocuparem funções públicas, espero que sejam, respectivamente, um bom professor e um bom advogado. Se cada governante governasse pensando que, amanhã, será uma pessoa comum, acredito que os governos seriam melhores.

3 comentários:

  1. Cesar: não vi se tu postaste sobre a imprevidencia e lesma lerdice da PREFPOA - SMED, sobre o adiamento do inicio das aulas - pela Gripe A - H1N1. Mas encontrei uma barbaridade, tchê. Quando o 'mundo' já havia decidido eles NOVAMENTE foram tartugas, lesmas lerdas, o apodo do prefeito, que serve sempre, em todas as situações (lembra do inicio do ano letivo, que postaste sobre a não contratação de professores?). Que lesma lerda!, Um abraço, Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Vanazzi é prefeito de São Leopoldo e não Canoas. Canoas é o Jairo Jorge.....

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela correção. Já arrumei o texto. O Vanazzi é prefeito de São Leopoldo. O resto da opinião continua o mesmo.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua opinião