sexta-feira, 14 de março de 2014

Operação Leite Compen$ado 4: descoberta nova distribuição de leite adulterado com formol no RS

cid1
O Ministério Público (MP) realiza nesta sexta-feira (14) a quarta operação Leite Compen$ado. Dez meses após os primeiros casos, foi descoberta nova distribuição deleite adulterado no Rio Grande do Sul. Desta vez, o alvo são oito cidades na Região Noroeste, com envolvimento de um posto de resfriamento que encaminhava produtos para os Estados de São Paulo e Paraná.
O dono do posto de resfriamento de Condor foi preso. As marcas e os lotes que foram adulterados ainda não foram disponibilizados para não atrapalhar a operação do MP. Os nomes serão divulgados em entrevista coletiva na cidade de Ijuí, às 10h30 desta sexta.
A semelhança com os fatos anteriores é que transportadores voltaram a adulterar o leite colocando ureia, que contém formol (que por sua vez possui uma substância cancerígena). Tudo isso era feito para mascarar a adição de água, com o objetivo de aumentar o volume do produto.

Continuação da fraude
promotor Mauro Rochemback diz que ficou surpreso com a continuação da fraude e também pela gravidade da mesma, isso após três ações terem sido realizadas em vários pontos do Estado entre maio e novembro de 2013. Desta vez, ele destaca que o foco são três áreas. A primeira delas é novamente a adulteração feita por transportadores que colocam ureia com formol no produto.
Um dos transportadores comprava ureia e soda cáustica desde 2009, inclusive em setembro de 2013 adquiriu 250 kg da substância. Eles são de seis cidades da Região Noroeste. A promotoria está apreendendo na manhã desta sexta-feira caminhões e documentos.
Posto de resfriamento
Outro foco é na área de armazenamento. Foram feitas buscas em um posto de resfriamento na cidade e Condor, próximo de Panambi, com o objetivo de apreender leite, materiais usados para adulteração e documentos. O  local foi interditado no dia 24 de fevereiro deste ano.
O terceiro foco será o questionamento a indústrias sobre o recebimento de leite adulterado. Rochemback destaca que amostras do dia 10 de fevereiro confirmaram a adulteração e por isso oficiou o fabricante sobre a responsabilidade do produto ter sido distribuído para Guaratinguetá, em São Paulo, e Lobato, no Paraná.
“Não constatamos distribuição para o Rio Grande do Sul. Acredito que, depois de várias operações, eles estão com receio devido à intensa fiscalização”, diz o promotor.
Rochemback destaca que a investigação foi antecipada devido ao risco à população e tem como provas laudos periciais e comprovação de compra de ureia pelos transportadores de leite.
Operação Leite Compensado 1
No dia 8 de maio de 2013, o MP descobriu que formol estava sendo adicionado no leite nas cidades de Ibirubá, Horizontina e Guaporé.
Operação Leite Compensado 2
Mais dois núcleos ligados à fraude do leite foram descobertos no final de maio nas cidades de Rondinha e em Três de Maio.
Operação Leite Compensado 3
Realizada em novembro, novamente em Três de Maio e em Nova Candelária, a Promotoria descobriu uso de água oxigenada no leite.
Ação contra Leite Vencido
Antes mesmo da Operação Leite Compensado 3 do MP, a Polícia Civil investigou em agosto de 2013 empresa do Vale do Taquari por reutilizar leite vencido.
Das operações anteriores, 24 pessoas foram denunciadas e oito permanecem presas. No total, seis foram condenadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião