segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Estrangeiros vêm ao Brasil aprender o idioma nacional

Para atender o crescente aumento de estrangeiros interessados em aprender o idioma, a FAAP dobrou o número de professores nos últimos dois anos. Os alunos chegam de mais de 30 países e saem falando e interagindo em português
Com o aumento da visibilidade do Brasil no cenário mundial, cresce o número de estrangeiros interessados em aprender a língua portuguesa e amplia o mercado profissional para professores brasileiros com formação em Letras.
“Em dois anos, o número de professores de português no Núcleo de Idiomas da FAAP praticamente dobrou”, destaca a Coordenadora Pedagógica Profa. Silvia Burim, lembrando que há alguns anos, esses professores completavam sua carga horária com aulas de inglês ou espanhol, por exemplo, e aulas de língua portuguesa para brasileiros. “Hoje o cenário é outro. É possível afirmar que alguns docentes têm entre 80 e 100% de sua agenda preenchida com aulas de português para estrangeiros”, comemora.
A FAAP recebe alunos de diversas partes do mundo, como Alemanha, Zimbábue, China, Coreia, França, EUA, Canadá, Colômbia e Venezuela, entre outras. Todos chegam ávidos por aprender a língua e conhecer a cultura brasileira. “Funcionários de empresas multinacionais, jornalistas, comentaristas esportivos, esposas de executivos e alunos de intercâmbio vivenciam a nossa cultura através da música, da dança, da culinária e da história do Brasil”, observa a professora.
Em sua opinião, os resultados do aprendizado são surpreendentes. Em média, após um ano de estudo de português, em imersão completa, que fale inglês como primeira ou segunda língua, pode chegar ao nível intermediário, B1, de acordo com o Quadro Europeu de Referência para Idiomas (CEFR – Common European Framework of Reference). Já um falante de espanhol pode chegar ao B2 ou C1 (intermediário- avançado ou avançado), no mesmo período.
O português é a 6ª língua mais utilizada nos negócios
O idioma português está em moda e vem atraindo cada vez mais o interesse dos estrangeiros, que vislumbram oportunidades profissionais. Com aproximadamente, 280 milhões de falantes, o português é a 5ª língua mais falada no mundo, a 3ª no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra. Em relação aos negócios, é a 6ª língua do mundo mais utilizada, segundo ranking da Bloomberg de 2011. É ainda adotada em 8 países, como língua oficial permanente, ganhando uma dimensão na web que chega a atingir 82 milhões de pessoas.
Em 2004, a FAAP já vislumbrava o crescimento do interesse pelo idioma português, tanto que criou o Núcleo neste mesmo ano, oferecendo o curso para estrangeiros. Até 2012, já formou mais de 1.300 pessoas. Além dos formatos intensivo e extensivo, o Núcleo também oferece aulas personalizadas para empresas multinacionais, oriundas de vários países, que precisam habilitar seus funcionários na língua do local em que eles vão trabalhar.
Para vivenciar a língua, a FAAP vale-se de um contexto bem variado. O programa inclui atividades educativas sobre o país, como a introdução à cultura e à literatura brasileiras, com passeios, gastronomia, futebol e música, por exemplo. “Queremos que o aluno saia do curso entendendo a nossa cultura e interagindo em português”, diz a professora Silvia Burim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião