terça-feira, 23 de julho de 2013

Porque Cosmos e Carl Sagan mudarão sua vida

Cosmos estará de volta à televisão, desta vez com Neil deGrasse Tyson. Ela tem a oportunidade de inspirar mais uma geração com a admiração à ciência e valores céticos e humanistas.

Cosmos com Neil
Cosmos voltará à TV. Neil deGrasse Tyson estará apresentando a volta de uma das séries mais aclamadas e de maior sucesso da história da divulgação científica. Isso me deixou, e deixou várias pessoas, totalmente atônitas, e não é pra pouco.
Isso é simplesmente fantástico! Ouvimos a voz de Sagan, no começo: “O Cosmos é tudo o que é, ou sempre foi, ou sempre será. Nossa contemplação do Cosmos nos comove. Sabemos que estamos diante do maior dos mistérios”, da sua maneira sóbria, calma e apaixonante. Então vem deGrasse: é hora de irmos de novo! E aquele arrepio sobe.
Assim como a série original, essa parece usar a mais ousada tecnologia de efeitos especiais. Não se enganem: Ann Dryuan continua no roteiro, e isso é uma garantia que a qualidade continuará. Todos sabemos que Sagan não apenas divulgava a ciência, mas sim o humanismo, a tolerância e a comunhão com a natureza.


A minha geração (anos 90 em diante) não foi fisgada por Sagan. Lembro que o meu interesse pela astronomia surgiu de um dos maiores divulgadores dessa ciência: o céu noturno estrelado. Mesmo vindo de um região com um céu muito nebulado (amazônia), as luzes foscas que atravessam a atmosfera foram o suficiente para me apaixonar. Até hoje, apesar de sempre parecer o mesmo, sempre que olho pro céu, sinto-me numa meditação profunda.
O Universo, do History Channel, foi uma das primeiras séries sobre o tema que assisti, e foi ela que levantou meu interesse na astronomia, mas como um hobbie. Foi apenas quando assisti Cosmos, que vi que aquilo podia ser muito mais do que uma paixão de fim de semana, e sim uma escolha profissional.
Em tudo que tem o dedo de Sagan, suas palavras são doces e ásperas ao mesmo tempo. Ela aborda questões polêmicas de maneira não ofensiva. Seu compromisso era aliar a razão com a felicidade. Acreditava que o mundo poderia ser mudado e poderíamos rumar para um futuro onde a ciência teria o papel positivo que teve no século XX, valorizando a vida humana através da medicina, nos revelando um universo macroscópico e microscópico fascinante, e sem o papel negativo, como a construção de armas nucleares e conflitos ideológicos que aprisionaram o planeta, como na Guerra Fria.
A série Cosmos mostra a história de nossa espécie no planeta, desde o início em que éramos caçadores e coletores até uma civilização que precisa sair da infância e amadurecer. E era esse o enfoque. Uma mensagem quase espiritual para os rumos da humanidade. É esse o grande diferencial da série, diferentemente de outras que apenas jogam informações e não refletem sobre suas consequências no mundo. Um diferencial que esperamos que continue na nova série.
Tão importante quanto o ceticismo e a razão, a “espiritualidade” e o amor são aliadas de uma vida feliz e magnífica. Sagan foi um grande homem, que, sem dúvida nenhuma, viverá para sempre nos céus de nossas mentes, e terá esse grande tributo em 2014. Que muitas pessoas conheçam não só Carl Sagan e a série Cosmos, e sim toda a mensagem que ela significa.
De: Alimente o cérebro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião