terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Para Villela, Rubens Paiva foi assassinado por gente ética e honesta

Para Vilella, esse homem foi assassinado por gente ética e honesta
No dia em que o jornal Zero Hora publica documentos que comprovam o assassinato de Rubens Paiva em dependências militares, Guilherme Vilella publica, no mesmo jornal, um artigo intitulado "O silêncio dos soldados". No artigo, o atualmente vereador do PP em Porto Alegre afirma que "É indispensável lembrar que o militar brasileiro, ao revés_no poderou fora dele _,sempre tem conduta exemplar". Para ele, na atualidade "a sociedade brasileira assiste, emudecida, à corrupção, aos escândalos, às distorções de conduta, aos subornos, à falsidade e à falta de compostura política _ e tudo que faz sentir os primeiros 'perfumes' da gradativa putrefação de uma sociedade doente". Na conclusão do artigo, um  tom de ameça: "Sua formação, da escola à caserna, está norteada para a devoção à pátria; para a integridade e para a honestidade pessoais; para a ética; para a hierarquia; para a ordem; e por valores éticos orientadores do seu comportamento moral, pelo resto da vida _ motivo pelo qual, hoje, não tendo sido convocado (sublinhado por mim), pode ser entendido o seu silêncio." Cabe perguntar:  o vereador está sugerindo que os militares sejam chamados para "por a casa em ordem"?
O processo de escandalização da política (para o quê nossos políticos ajudam muito) permite que, por caminhos tortos, monte-se um discurso moralizante e golpista. O vereador Vilella (prefeito de Porto Alegre duas vezes indicado pela ditadura militar) tece elogios irrestritos ao comportamento e à moral "do militar" brasileiro no mesmo dia em que se desmascara uma das maiores mentiras da Ditadura: a pretensa fuga e desaparecimento de Rubens Paiva. O ex-deputado federal pelo PTB nunca realizou uma ação armada, mas era oposição ao Regime Militar. Por isso foi preso, morto e torturado em dependências do exército antes de ser "desaparecido". 
O ex-prefeito biônico contrapõe aos escândalos e à corrupção a suposta superioridade dos militares a quem tanto deve gratidão. A direita brasileira continua a mesma: adula e incita os militares para tutelarem a política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião