terça-feira, 11 de setembro de 2012

Por que vou votar na Ariane 13070

Já apoiei e trabalhei com divers@s candidat@s à Câmara Municipal ao longo da minha trajetória porto alegrense, inicada em 1994, ainda no primeiro mandato da então vereadora Maria do Rosário. Depois, quando colaborei com o mandato da minha querida Margarte Moraes convivi diariamente com a Ariane.
Organizada, séria, comprometida com o que fazia eu me admirava como a Ariane conseguia fazer tudo o que era pedido dela e ainda cursar direito na Unisinos. Daí, posso garantir essa história de "energia" é verdadeira; ela tem. Compenetrada e rígida em questões de princípio, nunca vi a Ariane ser grosseira. Preocupada com o seu trabalho, já a vi nervosa, nunca descontrolada. Talvez esse controle seja o responsável pela sua gastrite.
Já ouvi ponderações críticas à minha candidata (eu sou um bom ouvinte): "não tem experiência"; "não tem trajetória"; "é uma criação da Maria do Rosário"; "é muito 'atacadinha'”. Ora, a vereança é o primeiro degrau da atividade político-eleitoral, exigir outra experiência em mandatos antes dessa é um contra-senso. A trajetória da Ariane é diferente de uma geração anterior de militantes que ficaram muito tempo lutando para chegar ao governo e atuando em movimentos não institucionais. Ariane atuou no movimento estudantil e comunitário, mas também construiu uma trajetória ligada a mandatos parlamentares e atuação em governos conquistados pela luta de tant@s que vieram antes dela. Não há mal nisso, essa é uma característica de toda uma geração de ativistas e não o “pecado” de alguém em particular. A questão é saber a serviço de quem estará essa experiência. A identidade com a Maria do Rosário é um mérito, não um defeito. Não é uma invenção de véspera de eleição, é a consolidação de aspirações comuns e uma convivência política ao longo do tempo. Por fim, Ariane não é “atacadinha”, mas é contundente. Não é dissimulada, como é comum a militantes e parlamentares que não brigam por suas idéias porque não têm idéias pelas quais brigar. 
Penso que, com todo o respeito àqueles que já estão há vários mandatos na Câmara, faz sentido haver uma renovação. Não a renovação por si, mas com o objetivo de abrir caminhos a quem pode contribuir com outro olhar e com qualidade na bancada petista e na Câmara.
Enfim, independente das relações internas que tenho no PT, voto na Ariane por gosto, não por obrigação e se as minhas palavras convencerem outras pessoas a votarem nela ficarei feliz. Afinal, a melhor colaboração que eu posso dar não é a minha fortuna, mas a minha opinião, sempre singela.
Sucesso, Ariane!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião