terça-feira, 10 de maio de 2011

O Governo Escuta debate o uso de expressões estrangeiras nesta quarta

A segunda edição do fórum O Governo Escuta reúne professores e linguistas para debater o uso de expressões estrangeiras na Língua Portuguesa. A atividade se inicia, nesta quarta-feira (11), às 8h30min, no Palácio Piratini, e contará com a presença do governador Tarso Genro e de secretários de Estado. O site www.governoescuta.rs.gov.br transmitirá o debate, e possibilitará a participação de internautas através de um canal de bate-papo.
O coordenador da Assessoria Superior do Governador, secretário Flávio Koutzii, que conduzirá o início das palestras, explica que a matéria-prima de O Governo Escuta é propiciar, por meio de múltiplas relações entre o Governo e sociedade, "um canal de discussão aberto sobre projetos ou temas cruciais para a sociedade". Sobre a pauta do encontro, o uso dos estrangeirismos, Koutzii apenas sintetiza como "instigante e útil, em uma etapa de aceleradas mutações em nosso meio social".
Convidada como uma das palestrantes de O Governo Escuta, a professora e coordenadora pedagógica do vestibular da PUCRS, Marisa Magnus Smith, afirma que o debate é indispensável, em se tratando da Língua Portuguesa. Questionada se há, por parte da universidade, um cuidado especial quanto à utilização de expressões estrangeiras, Marisa explica que "a instituição visa, sobretudo, o preparo e a formação do aluno para o uso correto da língua portuguesa para que este, quando necessário, incorpore as expressões ditas como intraduzíveis". O jornalista e escritor Juremir Machado da Silva, a professora da UFRGS, Éda Teixeira Pilla e o publicitário e presidente da Associação Riograndense de Propaganda, Daniel Skowronsky, também serão palestrantes no evento.
A escolha do tema ocorreu a partir da aprovação, pela Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei 156/2009, que estabelece a obrigatoriedade da tradução de expressões ou palavras estrangeiras. O projeto aguarda parecer do governador.
Texto: Marcelo Nepomuceno

Edição: Redação Palácio Piratini (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião