quinta-feira, 10 de março de 2011

O cursinho da Luciana

A "Veja" atacou o Emancipa, curso de preparaçaõ ao vestibular e ao Enem de iniciativa da ex-deputada Luciana Genro. Se a "Veja" ataca, já é um motivo para eu ser a favor. Acho positiva a iniciativa da deputada, que é semelhante a uma iniciativa existente em São Paulo, porém, como bom chato, permito-me fazer algumas observações:
1) O Psol é dono de criticar apoio de empresas a políticos (e a ex-deputada é uma política, no momento, sem mandato), pois isso comprometeria a independência dos mandatos e dos governos. Porém, o curso de Luciana é bancado por grandes empresas. Sabemos que a ex-deputada deverá concorrer e ser eleita vereadora de Porto Alegre, em 2012. A futura vereadora terá independência para votar questões que envolvam os interesses do Zaffari e da Multiplan? Eu até acho que sim, mas o Psol sempre acha que não, ao menos para os outros;
2) Há muito tempo que a "Veja" virou saco de pancada de qualquer pessoa com juízo. Luciana também bate na "Veja", no que tem razão. Porém, para apoiar sua ideia, destaca que o apoio ao seu projeto "se expressou inclusive na imprensa gaúcha, que através de vários comunicadores e jornalistas ajudou a divulgar o projeto pela sua relevância social". Ou seja, a imprensa gaúcha, agora, virou referência positiva para o seu projeto. E na hora em que a "imprensa gaúcha" resolver contestar o Psol e suas propostas, vai virar, novamente, imprensa burguesa, mentirosa e manipuladora?
3) Por fim, os critérios de ingresso no Emancipa são: menor e renda e melhor desempenho escolar.Aí, minha observaçaõ é conceitual. Por que alunos com desempenho escolar melhor terão preferência? Não seria mais coerente que o acesso se desse de acordo com a renda, mas independente da avaliação? Como serão comparadas avaliações produzidas por instituições diferentes e com critérios diferentes? No caso de haver mais candidatos que vagas (e é o que está ocorrendo) o melhor seria fazer um sorteio para definir quem ocuparia a vaga.
Tenho horror à "Veja" e desejo sucesso ao Emancipa. Então por que escrevi esse post? Porque sou um chato, mas, ao menos, procuro manter a coerência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião