sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Mubarack saiu, mas Aquenáton voltou

Aquenáton

Estátua de Aquenáton volta ao Museu Egípcio

A estátua do faraó Aquenáton foi roubada por vândalos durante os dias de protesto no Cairo
As autoridades egípcias responsáveis pelas antiguidades do país recuperaram uma estátua do faraó Aquenáton, que foi roubada com outros oito itens durante os protestos que levaram à renúncia do presidente Hosni Mubarak. O ministro de Antiguidades do Egito, Zahi Hawass, disse nesta semana que ladrões haviam invadido o Museu Egípcio em 28 de janeiro e levado oito tesouros do período dos faraós Tutancâmon e Aquenáton, mas que três dos objetos haviam sido recuperados. Segundo um comunicado do ministério de Hawass, um manifestante encontrou a estátua de calcário de 7 centímetros no terreno do museu, no centro do Cairo, durante os protestos.
Hawass, promovido a ministro de Estado em uma reforma de gabinete realizada por Mubarak em seus últimos dias na Presidência, está sendo duramente criticado pela comunidade arqueológica pelos furtos. Ele havia dito à Reuters em 9 de fevereiro que nenhum artefato havia sido roubado. Os sítios faraônicos do Egito e suas antiguidades são importantes atrações no país, onde o setor turístico é uma considerável fonte de renda.
Aquenáton, que renunciou ao poder aproximadamente em 1.350 a.C, é famoso por ter tentado abandonar os deuses egípcios tradicionais e introduzir um culto voltado ao sol Aton. Ele também tentou estabelecer uma nova capital em Amarna, a 250 quilômetros ao sul do Cairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião