segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Zero Hora confessa falácia

A edição de domingo do boletim do PRBS vale como uma confissão de mau jornalismo. Rodrigo Lopes, responsável pela parte internacional da publicação publica, sob o título "Símbolo ou falácia", um pequeno informe no qual é dito que o pretenso ato da multidão que derrubou a estátua de Sadam Hussein, quando os EUA invadiram o Iraque não passou de um factoide. A fonte da informação é uma "reportagem sensacional" de um jornalista do New Yorker. Veja na imagem.

Porém, buscando-se no túnel do tempo a matéria do próprio jornal, o que se encontra é algo bem diferente. Intitulada "O dia em que Saddam caiu", a matéria é complementada por um comentário "Especial/ZH", feito por Tariq Saleh que  "informa" que  havia uma "multidão festiva" presente ao evento. Ou seja, o boletim da família Sirotsky enviou equipe para acompanhar a dita "Guerra" e compactuou com mais uma das farsas midiáticas do século XXI. A vontade de dar caráter popular e revolucionário à invasão estadunidense ao Iraque foi maior que o rigor jornalístico.
Realmente, para fazer o que a gente vê, eles fazem muita coisa que a gente não vê.

Um comentário:

  1. Oi para vocês, meu nome é Luciano, moro em Goiânia, formado em História pela Universidade Federal de Goiás, e na época da militância estudantil eu escrevia alguns textos, e criei um blog há muito tempo a fim de postar alguns dos textos que escrevi. Agora eu resolvi reativar o blog, fazer dele um blog bem sujo, e voltar a militar novamente, depois de ter trabalhado muito pela internet durante a última campanha eleitoral para presidente, seja respondendo a e-mails mentirosos de Soninha Francine/Serra, seja no twitter. Dessa forma, informo ao senhor que estou seguindo vocês e peço para que coloque o link de meu blog em sua lista, fico muito agradecido e parabéns pelo seu trabalho. Valeu! - http://asarvoressaofaceisdeachar.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por sua opinião