segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mais aperto no "primeiro mundo"

G20 quer mais austeridade

Grupo dos países mais ricos do mundo promete reduzir défice pela metade até 2013.

No fim da cimeira do grupo dos 20 países mais ricos do mundo, realizada no Canadá, a chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou que todos os países se comprometeram a reduzir pela metade os seus défices até 2013. Já a criação de um imposto global sobre transacções financeira não foi aceite por todos os representantes. França, Alemanha e Reino Unido, prometem avançar unilateralmente com este imposto.
A decisão pela redução do défice foi bastante comemorado pela Alemanha, "Estamos muito contentes por constar na declaração final, de forma inequívoca, a necessidade de os países desenvolvidos cortarem os seus défices até 2013, começando a reduzir a dívida a partir de 2016.", afirmou Merkel, o que contrastou com o receio expresso pelos líderes dos países emergentes.
O ministro da Economia do Brasil, Guido Mantegna, criticou a prioridade dada pelos europeus à questão do défice. "Em vez de estimular o crescimento, eles prestam mais atenção aos equilíbrios orçamentais", disse. Posição semelhante a adoptada pela China, "Temos de agir de uma forma cautelosa, quanto ao timing, ao ritmo e à intensidade com que abandonarmos as políticas de estímulo à economia.", afirmou o presidente chinês, Hu Jintao.
No documento final do encontro, os países do G20 apelam aos países emergentes "que têm excedentes", para que contribuam para o combate à crise, adoptando "taxas de câmbio mais suaves", um apelo com destino certo, a China.
Singelamente, como sempre, opino que o capitalismo não vai acabar agora, mas as mudanças que estão ocorrendo  no sistema são muito intensas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião