segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Direitos Humanos na boca da mídia

Quando a mídia quer transforma os Direitos Humanos em uma pauta atual e disputadíssima. Pago pra ver quem dos comentadores leu o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH). O PNDH, que está sendo alvo dos ataques da oposição, do PIG e dos ruralistas, é uma continuidade. O primeiro PNDH é o tempo do Fernando Henrique e trazia metas como:

"Propor projeto de lei para tornar obrigatória a presença no local, do juiz ou do representante do Ministério Público, à ocasião do cumprimento de mandado de manutenção ou reintegração de posse de terras, quando houver pluralidade de réus, para prevenir conflitos violentos no campo, ouvido também o órgão administrativo da reforma agrária."
...

"Promover o mapeamento dos programas radiofônicos e televisivos que estimulem a apologia do crime, da violência, da tortura, das discriminações, do racismo, da ação de grupos de extermínio, de grupos paramilitares e da pena de morte, com vistas a identificar responsáveis e adotar as medidas legais pertinentes."
Pensou-se que, ao longo do tempo, algumas concepções tivessem avançado e fosse possível dar novas abordagens aos velhos temas, ou abordar novos temas.
Acontece que, agora, o governo é outro. Vai que o Lula resolve implementar o PNDH... Aí, deixa de ser um livrinho para ser uma orienteçaõ concreta de políticas de estado. Mas não é só isso. A investida contra o PNDH é mais uma face da ação contra o Governo Federal. Ninguém se ilude com qualquer veleidade bolchevique do Governo Lula, mas o Alexandre Garcia (o porta-voz do Gen. Figueiredo), acha que o PNDH é totalitário e caberia muito bem na antiga União Soviética. 
Espalhar o "medo do Lula" e, agora "o medo da Dilma" passou a ser o grande esporte da PIG. No Rio Grande do Sul o ingrediente a mais é espalhar o "medo do Tarso".
Outra especialista em tudo, a Ana Amélia, já vaticinou que o PNDH resolveu entrar em áreas que nada têm a ver com o tema. A porta-voz o latifúndio riograndense, enquanto não deicide se será candidata, ahca que, comunicação e conflitos rurais não têm a ver com Direitos Humanos.
O assunto vai render mais.
Incrível, mas Direitos Humanos só entram em debate pra tirar votos de quem os defende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião