sábado, 11 de setembro de 2010

A filha de Serra e os sinais trocados

Colado do Altamiro Borges, que colou da Carta Capital.
Em 30 de janeiro de 2001, o peemedebista Michel Temer, então presidente da Câmara dos Deputados, enviou um ofício ao Banco Central, comandado à época pelo economista Armínio Fraga. Queria explicações sobre um caso escabroso. Naquele mesmo mês, por cerca de 20 dias, os dados de quase 60 milhões de correntistas brasileiros haviam ficado expostos à visitação pública na internet, no que é, provavelmente uma das maiores quebras de sigilo bancário da história do País. O site responsável pelo crime, filial brasileira de uma empresa argentina, se chamava Decidir.com e, curiosamente, tinha registro em Miami, nos Estados Unidos, em nome de seis sócios. Dois deles eram empresárias brasileiras: Verônica Allende Serra e Verônica Dantas Rodenburg.
Ironia do destino, a advogada Verônica Serra, 41 anos, é hoje a principal estrela da campanha política do pai, José Serra, justamente por ser vítima de uma ainda mal explicada quebra de sigilo fiscal cometida por funcionários da Receita Federal. A violação dos dados de Verônica tem sido extensamente explorada na campanha eleitoral. Serra acusou diretamente Dilma Rousseff de responsabilidade pelo crime, embora tenha abrandado o discurso nos últimos dias.
Naquele começo de 2001, ainda durante o segundo mandato do presidente FHC, Temer não haveria de receber uma reposta de Fraga. Esta, se enviada algum dia, nunca foi registrada no protocolo da presidência da Casa. O deputado deixou o cargo menos de um mês depois de enviar o ofício ao Banco Central e foi sucedido pelo tucano Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais, hoje candidato ao Senado. Passados nove anos, o hoje candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff garante que nunca mais teve qualquer informação sobre o assunto, nem do Banco Central nem de autoridade federal alguma. Nem ele nem ninguém.
Graças à leniência do governo FHC e à então boa vontade da mídia, que não enxergou, como agora, nenhum indício de um grave atentado contra os direitos dos cidadãos, a história ficou reduzida a um escândalo de emissão de cheques sem fundos por parte de deputados federais.

Lembrança de um 11 de setembro distante

Bolívia supera meta anual de destruição de cultivos ilegais de coca

As forças policiais e militares bolivianas destruíram 5.024 hectares de plantações ilegais de coca neste ano, superando assim a meta anual estabelecida pela lei antidroga para essa operação, informou ontem (10/9) uma fonte oficial.
O vice-ministro da Defesa Social e Substâncias Controladas, Felipe Cáceres, disse à agência estatal ABI que a meta de cinco mil hectares fixada em lei foi cumprida três meses antes da data limite.
Ele acrescentou que, até o fim do ano, espera-se atingir oito mil hectares de coca erradicada, cujos cultivos são usados pelos narcotraficantes para a elaboração da cocaína.
Cáceres destacou que, nas operações de erradicação, prevaleceu "o diálogo" com os produtores de coca, "e não a violência, como costumava ocorrer nos governos do passado".
Autorizada
As normas vigentes na Bolívia permitem o uso da coca e estabelecem um limite de 12 mil hectares no país para consumo cultural, industrial e medicinal.
A planta já foi inclusive reconhecida como "patrimônio cultural" do Estado e "fator de coesão social", em artigo da Constituição vigente no país desde 2009, segundo o qual a planta, "em seu estado natural, não é entorpecente".
O presidente Evo Morales, que ainda é o líder dos sindicatos de produtores de coca da região de Chapare (centro), quer aumentar a superfície dos cultivos legais de 12 mil para 20 mil hectares para impulsionar planos de industrialização da planta. 
De: Opera Mundi

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O Psol tem candidato?

Quem visitar Porto Alegre e andar pelas ruas  olhando cartazes, placas, banners e cavaletes há de pensar que o Psol não tem candidato ao Governo do Estado. Tá certo, o Psol é um partido mais pobre, não tem a estrutura necessária para aquelas campanhas cheias de visual. Ao menos para seu candidato ao governo, pois a candidata à Câmara dos Deputados está muito bem na cidade. Ela e seu coadjuvante. O fato é que o Psol chegou muito cedo a um estágio ao qual o PT demorou mais para chegar e que, por circunstâncias, está buscando superar. Falo sobre o estágio em que, diante do naufrágio da candidatura majoritária, os proporcionais querem mais é salvar a própria pele e garantir seus mandatos. Plínio Sampaio não existe em Porto Alegre. Já Pedro Ruas (candidato ao governo), pode ser encontrado no horário de televisão ou na Câmara Municipal, para a qual foi eleito com uma campanha mais forte que a atual.
Aliás, o Psol não está imitando o PT apenas no abandono dos majoritários quando a coisa não vai bem. Imita o que há de pior nas camapnhas petistas: não fazer caampanha quando o candidato que não é da própria facção.
As candidaturas do PT, diga-se de passagem, vão bem. Aí fica mais fácil.

A ética do PRBS

É incrível que o boletim do PRBS se coloque a ditar regras de conduta ética aos agentes públicos e privados e, ao mesmo tempo, utilize-se de informações repassadas por um araponga sediado no Palácio Piratini. Não sou jornalista, mas, ainda que se deva preservar o sigilo das fontes, não ocorreu na cabeça dos "jornalistas" e editores do bolteim do PRBS que a fonte à qual recorriam era contaminada? Não se tratava de um agente policial, ou vários agentes, que, atuando na parte operacional, informasse em "off", algo de relevante interesse público. Era um bisbilhoteiro sentado no Palácio do Governo e tomando café e água mineral às nossas custas.
Não entendo nada de jornalismo investigativo, mas isso não me parece adequado. Será essa a fonte que fez com que o boletim estabelecesse, de saída, que o assassinato de Eliseu Santos foi uma tentativa de assalto frustrada?
Depois dessa, dá pra desconfiar de muita coisa. Aliás, jornalismo de verdade iria bem mais fundo em toda essa história, em vez de se contentar a dar notícias discretas sobre as investigações que já estão sendo feitas. Talvez a dificuldade esteja no fato de um dos principais "repórteres" do PRBS estar preso.
Veja mais no RS Urgente.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pegaram o Zé Dirceu pra Judas

Não estou entre os afccionados do Zé Dirceu, mas ele não é o diabo que pintam. Acho, modestamente, que, um dia, a Justiça vai considerá-lo inocente no caso do mensalão, a exemplo do que foi feito com Ibsen Pinheiro.
Serra colocar na propaganda a relação Dilma/Zé Dirceu, do modo como coloca, tentando incutir medo nas pessoas chega a ser repugnante!
Serra perdeu qualquer senso do politicamente adequado.
Se continuar nessa linha, vai chegar em 3 de outubro devendo votos.

PNAD neles!

Nem Dilma, nem Lula. Ou melhor dizendo, não só Dilma e não só Lula. O que atrapalha a oposição ao governo Lula são os resultados positivos que o Brasil vem atingindo nos últimos anos. Nós que queremos mudanças rápidas e profundas podemos ficar descontentes, mas a massa de brasileiros que ingressou no mercado de trabalho, subiu degraus na pirâmide social e percebeu a renda dos mais pobres subir mais que a renda dos mais ricos parece estar otimista quanto à continuidade do atual modelo.
Os jornalões entraram em desespero. Os resultados do PNAD fazem mais efeito que a chuva de "vazamentos" da Receita.Luciano Martins fez um artigo interessante sobre o tema. Leia no Observatório da Imprensa.
Não estamos no país das maravilhas, mas é preciso reconhecer que o país está melhor e há transformações em andamento. O próprio IBGE, que é um órgão técnico acima dos governos que se sucedem, não é ufanista na divulgação dos dados. Leia em IBGE.gov e faça o seu julgamento.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Quousque tandem abutere, Simon, patientia nostra

Fiador da permanência do PMDB no Governo Yeda e mentor da "neutralidade ativa", Simon resolveu chamar o voto "Dilma e Fogaça". Incapaz de comentar a crise no Banrisul, que envolve o governo que ele apoia e um órgão para o qual ele indicou o presidente, Simon prega o voto em Dilma alegando que "Tarso nem representa o PT". E Fogaça? O que representa?
Os peemedebistas se debatem com um crise impossível de pensar antes do início da campanha. O discurso da "pacificação" e do "fica o que tá bom, muda o que não tá" não cola mais. O único aliado do PMDB não aguenta mais, os prefeitos já debandaram... Para não morrer abraçado ao Serra, Simon resolve abrir apoio a Dilma como forma de criar um fato novo na cambaleante candidatura de seu pupilo.
A que ponto chegou o mais festejado dos decanos da política riograndense. Repete o que sempre condenou na cúpula do "MDB", vai para o lado de quem vence.
Até quando Simon abusará de nossa paciência?

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Justiça determina que Serra divulgue claramente quem o apoia

Tucanos
Tucanos em apuros
A coligação que apoia José Serra (PSDB) à Presidência foi advertida pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves, a destacar na propaganda eleitoral divulgada na TV, o nome da coligação de forma “clara e legível”. A sentença foi publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União. Segundo representação ajuizada pela coligação que apoia Dilma Rousseff (PT), “somente se consegue enxergar com uma lupa” a identificação da coligação adversária.
Neves concorda que os eleitores têm o direito de saber quem é o responsável pela veiculação da propaganda e diz ser legível não apenas o que se pode ler, mas “o que pode ser lido facilmente”. No processo, a coligação de Dilma questiona inserção veiculada 12 vezes em 31 de agosto com os dizeres:
“A eleição nem começou e a turma da Dilma já está dividindo o governo. Zé Dirceu, do escândalo do mensalão; José Sarney e Renan; E até o Collor. O Brasil não merece isso!”.
A propaganda questionada identificava o nome da coligação na peça impugnada, mas o tipo e tamanho dos caracteres utilizados, para o ministro, “além de reduzidos, se confundem com as imagens e, consequentemente, não podem ser considerados como claramente legíveis”. Neves advertiu, na setença, que “as assinaturas deveriam ocupar, ao menos, 10% do tamanho da tela”.

Pronunciamento do Senador Simon sobre o escândalo no Banrisul. Ouça com exclusividade

O tico-tico no fubá do PIG

Mais um espaço público ocupado pela Globo...

Desde 16 de julho, a Rede Globo de Televisão ganhou mais uma audiência cativa no Brasil: os 4 milhões de usuários do metrô paulistano. Como se não bastasse ter 51% da audiência de TV aberta do país e levar 70% da verba publicitária do setor, agora a Globo terá também os olhos dos paulistanos que circulam pelas 52 estações de metrô da cidade. Cada estação terá 40 monitores espalhados por saguões, plataformas e escadas rolantes. A programação? Trechos de novelas e notícias velhas (do dia anterior), exatamente o que já passa em algumas linhas de ônibus urbanos da cidade. A iniciativa é do misterioso Consórcio Busmagia, que calcula em 7 minutos o tempo de exposição dos passageiros aos vídeos globais.
… via intermediário e com dinheiro
também paúblicoDo Consórcio Busmagia, não se encontra referência alguma no Google, exceto na menção em um press-release que foi republicado no início de julho, praticamente sem retoques, por toda a imprensa. A empresa também aparece na versão online da edição de 1º de julho do Diário Oficial (D.O.). Ali, a Companhia do Metropolitano de São Paulo formaliza várias contratações, inclusive a da Busmagia. Pelo contrato, diz o D.O., o consórcio recebe “concessão para exploração de mídia eletrônica” em 15 estações (não 52, como publicou na imprensa), “mediante remuneração e encargos, implantação, operação e manutenção de espaços culturais e equipamentos do Projeto Encontros”. Ora, o Projeto Encontros, lançado a 2 abril de 2009 na estação Santa Cecília, pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, envolveu a instalação de equipamentos, inclusive um telão de cinema, para apoiar uma programação cultural de alto nível nas estações – não para viabilizar a difusão de vídeos requentados da Globo. O valor do contrato com a Busmagia, assinado a 10 de junho de 2010, é de R$ 24 milhões, e o prazo do contrato é de dez anos. O D.O. não explica se serão R$ 24 milhões por ano ou pelo prazo do contrato.
De A Rede