sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Governadora aprendeu o que é pantalha


Vejam só, nunca é tarde para aprender. Logo depois de eleita, a Rainha de Copas foi ao programa do Jô e afirmou que pantalha era peça da indumentária gaúcha. Agora, verifica-se que a pobre senhora, avó e separada, gastou R$ 6 mil na "Casa das Pantalhas".

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Piratini não respeita patrimônio


O IPHAN já notificou o Governo do Estado para que remova a budega instalada na Praça da Matriz. A Praça e alguns prédios que a cercam são patrimônio tombado e merecem respeito. A permanência do quiosque prejudica a circulação, a visualização e o conjunto arquitetônico.
Faz bem o IPHAN. Já chega o prejuízo ao patrimônio público, ainda tmeos que aguentar atentados contra o patrimônio Histórico. O desaparecido Ricardo Lied saiu com uma pérola para justificar a poluição visual imposta pelo Piratini. Segundo ele: "Como os outros governos não tinham o que mostrar e a gente tem o que mostrar, é diferente. Não é só o governo que está utilizando. Existem tantos eventos aqui na frente, a favor e contra, não muda nada ter um quiosquezinho aqui no canto". O cara pensa que tá na casa de praia dele! Segundo a reportagem, até já inicou no Twiter a camapnha pelo "fica quiosque". Baixou muito o nível da assessoria do Palácio. Aliás, baixou o nível de tudo por ali.
Ricardo Lied que se vá, leve quiosque e monte na praia, pra receber os amigos em cervejadas, desde que não seja por nossa conta

Minha Casa, Minha Vida


Do jeito que a coisa anda, daqui a pouco a destrambalhada vai dizer que o Programa "Minha Casa , Minha Vida", do Governo Federal ,foi uma artimanha do Tarso Genro para questionar o castelo da Rainha de Copas.
Sobre a legalidade de equipar a casa da governadora com dinheiro público, cabe uma indagação. Se a casa é considerada um espaço, de certo modo público, então os manifestantes que se reuniram em frente ao Palácio da Rua Araruama não estavam fazendo uma manifestação diante de um espaço privado. Se a Governadora trata sua residência como se fosse o Palácio Piratini, os manifestantes também podem fazer o mesmo.

El Che







Hoje (8 de outubro) lembramos os 42 anos do assassinato de Che Guevara. Não tenho muito a comentar, mas é um dos poucos ícones que vale a pena colocar na camiseta.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ato Fora Yeda


Fui no Ato Fora Yeda. Estava mais ou menos como eu pensei que ia estar. Não foi um exagero de gente, mas não estava nada mal. A grande maioria da população não quer saber da Yeda pela frente, mas não parece disposta a sair de casa pra gritar isso. Quem espera tirar a Yeda antes das eleições aposta no resultado errado. Acho que ela não cai. Aliás, na atulaidade, a permanência da governadora parece fazer bem a duas frentes. À oposição, a permanência da Rainha de Copas permite um ataque constante; ao PRBS, mantê-la auxilia a queimar um nome para poder, mais adiante, escolher uma alternativa dentro das mesmas hostes, mas viável eleitoralmente.
Voltando ao ato. Senti falta do PSB e do PC do B. Será que eles esqueceram?

Neossocialistas


O socialismo vive, há algum tempo, uma séria crise que não é apenas prática, é conceitual. Ao arrepio dos debates estabelecidos pelos círculos socialistas, o fenômeno de um certo tipo de "neosocialismo" viceja no Brasil. Enquanto os dois partidos liberais (PL e PFL), PSB e PPS crescem, o PSOL está muito vivo e o PSTU, mesmo que seja pequeno, é muito atuante. Temos, ainda, o PT, que se descreve como socilaista e o PC do B. É muito partido pra pouco socialismo. Dificilmente um debate interno desses partidos produziria uma conclusão sólida. Alguns dirão que isso é da natureza da democracia socialista, eu penso que é fruto de muitas indefinições históricas e teóricas.
Mas o que desejo falar é sobre a safra de novos socialistas. De Paulo Skaf a Romário, temos uma porção de gente aderindo a uma causa que duvido que conheçam. Quanto ao Paulo Skaf, acredito que seja contra. Mas... quem já viu Britto, Odone e Berfran no Partido Popular Socialista não se adira com pouca coisa.
Obviamente o que está em jogo é o desempenho eleitoral dos partidos. Desempenho que levou Ademira da Guia a ingresar, elegre-se e sair do PC do B. Agora, já foi dignamente substituído por Netinho de Paula na Câmara Municipal de São Paulo. O "Paulão do Vôlei," também aderiu ao marxismo-leninismo brasileiro e promete muito na política riograndense. E assim caminha a humanidade.
Na falta de uma definição melhor, eu me considero um socialista. Pelo menos sou um anticapitlaista, porém, não é fácil a vida dos socialistas brasileiros. Quanto mais crescem e se reforçam eleitoralmente, menos socialistas ficam, quanto mais mirrados e sectários, mais dogmáticos.