sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dallari cobra apuração sobre telefonema de Serra a Mendes

São Paulo – O jurista Dalmo de Abreu Dallari considera que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, devem explicações à sociedade sobre a suposta conversa telefônica que teria levado o ministro Gilmar Mendes a pedir adiamento do julgamento do processo sobre a obrigatoriedade de o eleitor apresentar dois documentos para votar nas eleições do próximo domingo (3).
Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo desta quinta-feira (30), o candidato do PSDB ligou para o ministro Mendes no início da tarde da quarta (29), quando o plenário do STF julgava  recurso do PT que tentava derrubar a exigência de título de eleitor e um documento com foto para que o eleitor possa votar.
Horas depois, em sua vez de declarar seu voto – e apesar de todos os sete ministros que já haviam votado terem acatado a solicitação do PT e derrubado a exigência –, Gilmar Mendes pediu vista do processo, suspendendo o julgamento e adiando a decisão.
A medida é considerada uma vantagem a mais para o candidato tucano na tentativa de levar as eleições para o segundo turno.
"Tanto o STF quanto o candidato (Serra) deveriam se esforçar para esclarecer definitivamente o que houve, para não pairar dúvidas sobre a credibilidade do Tribunal. Se isso realmente ocorreu e for provado que ocorreu, terá um fato muito grave", disse Dallari.
O jurista reiterou que, por enquanto, não há provas de que a conversa realmente tenha acontecido e que o conteúdo da reportagem da Folha seria considerado, em termos jurídicos, "uma insinuação". "Por isso mesmo é que seria importante, neste momento, esclarecer definitivamente as circunstâncias (do telefonema de Serra apontado pelo jornal como sendo a Mendes)", concluiu.

Roberto Jefferson anuncia voto em Plínio...

A dois dias da eleição, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, liberou o partido para votar em qualquer candidato na disputa presidencial e anunciou seu voto no candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio. Oficialmente, o PTB compõe a aliança com o candidato do PSDB, José Serra."Como presidente do PTB, libero meus companheiros a escolherem seu candidato a presidente do Brasil", disse Jefferson no twitter. E completou: "Plínio terá meu voto pessoal para presidente do Brasil".

Reclamaram do Tiririca? Olhem a Weslian

Foto de Gilmar Mendes antes de conversar com Serra

Vermelhou

Poucos jingles políticos conseguem ser mais expressivos que esta música.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Agora ninguém mais tem desculpas para não votar na Maria do Rosário

A decisão do TSE atinge, também, a situação da Maria do Rosário.

TSE desvincula a aprovação de contas de campanha como condição para a quitação eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por maioria, reformulou seu entendimento e, ao analisar o primeiro caso concreto relativo à prestação de contas e obtenção de certidão de quitação eleitoral, decidiu que a simples apresentação das contas vale para a obtenção da certidão, mesmo que as contas tenham sido rejeitadas.
A decisão foi tomada durante a análise do recurso especial de Jeovane Weber Contreira, candidato a deputado federal pelo Rio Grande do Sul, mas que teve seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional (TRE-RS). 
Ele apresentou as contas relativas às eleições de 2008, mas como havia diferença de valores em algumas notas fiscais, teve as contas rejeitadas. Em razão disso, não conseguiu a certidão e ao fazer seu registro, o TRE-RS indeferiu o pedido. Inconformado, recorreu ao TSE.  

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

“LENNONNYC” conta a história da vida do ex-Beatle em Nova York

Tanta coisa já foi produzida sobre os Beatles que o diretor Michael Epstein sabia que teria que dizer algo diferente em seu documentário sobre John Lennon, que estreou no Festival de Cinema de Nova York.
O filme LENNONNYC relata a história dos dez anos vividos pelo ex-Beatle nos Estados Unidos, mostrando-a como a história de um imigrante vindo para os EUA, e destaca a importância da cidade para Lennon e sua mulher, Yoko Ono.
Usando fitas de áudio inéditas e gravações não utilizadas de sessões de gravação em estúdios, o filme relata a vida de Lennon desde sua mudança para Greenwich Village, em Nova York, em 1971, até seu assassinato em 1980 diante do prédio em que vivia no Upper West Side.

A verdade sobre as pesquisas

Meu brilhante comentário sobre as pesquisas foi feito no mês de março, antes que começassem as guerras de pesquisas. Não vejo motivos para mudá-lo. Aos que ficam ansisosos por causa das sondagens eleitorais, recomendo que o leiam clicando aqui.

Weslian Roriz: "escárnio e fraude"

Foto da candidata
O Ministério Público Eleitoral emitiu nesta terça-feira parecer contrário ao registro da candidatura de Weslian Roriz (PSC), mulher do ex-governador Joaquim Roriz (PSC), ao governo do Distrito Federal. O parecer é assinado pelos procuradores Renato Brill de Góes e José Osterno Campos de Araújo. Weslian protocolou no último sábado o registro de sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral em substituição ao marido, que renunciou à candidatura.

Para eles, a candidatura é "escárnio e fraude". Os procuradores dizem que candidatura da mulher de Roriz legitimaria "candidaturas laranjas" em todo o País. Eles afirmam que a mulher de Roriz foi usada para driblar a Lei da Ficha Limpa, que barrou o candidato do PSC. "A candidatura de Weslian Roriz, por si só, não teria óbice. Por outro lado, há que se considerar que o pedido decorre de substituição", diz o procurador em parecer. "Roriz afirmou, de uma forma que deixou toda sociedade perplexa, que continua candidato e que vai governar o Distrito Federal, já que sua esposa seria apenas sua representante: substituir de fachada o candidato indeferido", diz parecer. Os procuradores afirmam que, como a renúncia à candidatura foi motivada pela lei, o prazo para substituição expirou. Segundo os procuradores, a lei exige um prazo de dez dias para os casos em que houve decisão judicial contrária ao registro da candidatura.
Em videVERSUS

Vote Marina e leve Serra ao segundo turno

Não vou jogar a Marina no colo da direita, como fez o Emir Sader, mas parece evidente que a fuga de eleitores da Dilma para Marina, em função da enxurrada de denúncias contra o governo é a última esperança dos tucanos para não perderem já no primeiro turno.
A derrota parece inevitável, mas levar o jogo para a prorrogação é sempre um modo de evitar a humilhação maior e alimentar a esperança de reversão do quadro e
aumentar o tom das baixarias.
Enquanto elogiava Lula, Serra não subiu, quando atacou Dilma, Serra não subiu, quando o PIG resolveu fazer o trabalho sozinho, Serra não subiu grande coisa, mas os votos menos seguros saíram de Dilma e foram para Marina.
Tem gente votando na Marina para levá-la ao segundo turno e, hipoteticamente, aprofundar o debate. Não apenas Marina não irá para o segundo turno, como o debate não vai se aprofundar. O que vai se aprofundar será a arrogância e a truculência da grande mídia. 

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pesquisas

Alguém ainda tem alguma dúvida sobre por que eu não comento pesquisas eleitorais?

Zé Dirceu e a imprensa

Não sou adorador do Zé Dirceu, mas ele não merece a maior parte do que a mídia fala dele. Veja este vídeo e tire a sua conclusão.

Celso Russomano apoia Dilma. Bom para ambos os lados

O candidato ao governo de São Paulo pelo PP, Celso Russomano, anunciou hoje, após o comício no Sambódromo, que apoia a candidatura de Dilma Rousseff para a Presidência de República. O Partido Progressista já estava com Dilma, mas não formalmente. Russomano era um dos poucos candidatos da sigla que ainda não haviam declarado apoio à coligação Para o Brasil Seguir Mudando.
“Eu estou aqui para declarar o meu apoio à Dilma, minha candidata à Presidência da República. Faço esse apoio hoje porque acho importante que nós vamos às urnas definidos em quem vamos votar para presidente", disse ele. "Entendo que o programa da Dilma é o melhor, o governo tem feito um bom trabalho ao longo desses anos. Entendo que o melhor para o Brasil hoje é a eleição da Dilma.”
Ele fez o anúncio ao lado de Dilma e do candidato a vice Michel Temer. “Recebo o apoio do Celso Russomano com muita satisfação. Fico muito feliz com esse apoio. Acredito que nós podemos fazer muitas coisas juntos e acho que aqui em São Paulo as coisas vão se decidir no dia 3 de outubro e daí a gente avalia como as forças vão se agrupar para decidir o segundo turno”, comentou Dilma. 
Durante a entrevista coletiva, Dilma comentou o fato de ter aberto sua campanha com um comício sob forte chuva no Rio de Janeiro e, agora, fazer um dos últimos comícios da campanha sob chuva intensa em São Paulo. Ela ressaltou a força da militância, que não saiu do Sambódromo até o final do ato público.
“Que força dessa militância estar aqui com uma chuva danada e ali firme segurando, alegre e com energia. Que força. Fiquei muito feliz hoje e por isso inclusive eu compartilhei com eles uma parte da chuva, como vocês podem ver pelos meus cabelos”, comentou.
De: Dilma Presidente

Advogados manifestam apoio ao presidente Lula

Um time de celebridades da área jurídica divulgou, nesta segunda-feira (27/9), uma carta aberta a favor das manifestações do presidente Luís Inácio Lula da Silva em favor da candidata do seu partido à presidência da República, Dilma Rousseff (PT). Com 64 assinaturas de professores, advogados, procuradores e ex-membros do Executivo, a carta defende ainda o direito de Lula criticar a imprensa pela cobertura feita sobre a corrida pela cadeira presidencial — tendenciosa, segundo o presidente.
“É lamentável que se queira negar ao presidente da República o direito de, como cidadão, opinar, apoiar, manifestar-se sobre as próximas eleições”, dizem os signatários. Entre eles estão nomes de peso como Celso Antonio Bandeira de Mello, constitucionalista e professor emérito da PUC-SP, Dalmo de Abreu Dallari, também professor emérito da USP, e Lenio Streck, procurador e professor da Unisinos.
A “Carta ao Povo Brasileiro” não aceita que as críticas feitas pelo presidente contra a imprensa — de que tem preferência por José Serra em detrimento de Dilma na cobertura — tenham o tom de “autoritarismo e de ameaça à democracia” que, segundo eles, a grande imprensa e a oposição tentam imputar a Lula.
“Não se pode cunhar de autoritário um governo por fazer críticas a setores da imprensa ou a seus adversários, já que a própria crítica é direito de qualquer cidadão, inclusive do presidente da República”, diz o manifesto. “O presidente da República, como qualquer cidadão, possui o direito de participar do processo político-eleitoral.”
A lista reúne ainda Márcio Thomaz Bastos, advogado e ex-ministro da Justiça de Lula, os criminalistas Sérgio Salomão Shecaira, Celso Vilardi e Luís Guilherme Vieira, e o tributarista e professor da USP e da UFPA, Fernando Scaff, assim como Pierpaolo Bottini, professor da USP e advogado do PT, Rogério Favreto, ex-secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e Sérgio Renault, também ex-secretário da Reforma.
Não foram poucos os nomes ligados a entidades da advocacia que respaldam a atitude do presidente. Apoiam Lula: Cezar Britto, ex-presidente do Conselho Federal da OAB; os presidentes de seccionais Wadih Damous (OAB-RJ), Homero Mafra, (OAB-ES), Jarbas Vasconcelos, (OAB-PA) e Mario Macieira (OAB-MA); Felipe Santa Cruz, presidente da Caarj; Henrique Maués, ex-presidente do IAB; José Diogo Bastos Neto, ex-presidente da Aaasp; Ronaldo Cramer, conselheiro da OAB-RJ e professor da PUC-Rio; e Cláudio Pereira de Souza Neto, conselheiro federal da OAB e professor da Universidade Federal Fluminense.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Demissões em Cuba?

O site português Esquerda.net publicou esta nota. Publico porque as observaçoes são interessantes e ainda não vi ninguém comentar isso no Brasil.
"O anúncio de que cerca de um milhão de empregados públicos vão perder os seus empregos em Cuba, metade dos quais até Março de 2011, significa a maior mudança económica e social desde 1960. Os empregados que vêm extinto o seu emprego terão a alternativa de estabelecer-se por conta própria ou formar cooperativas, mas já há estimativas de que apenas 100 mil conseguirão outro emprego, por conta própria e incerto.
O anúncio de que cerca de um milhão de empregados públicos vão perder os seus empregos em Cuba, metade dos quais até Março de 2011, significa a maior mudança económica e social desde 1960. Os empregados que vêm extinto o seu emprego terão a alternativa de estabelecer-se por conta própria ou formar cooperativas, mas já há estimativas de que apenas 100 mil conseguirão outro emprego, por conta própria e incerto.
Os empregados que vêm extinto o seu emprego terão a alternativa de estabelecer-se por conta própria ou formar cooperativas, mas já há estimativas de que apenas 100 mil conseguirão outro emprego, por conta própria e incerto. A medida, anunciada pela própria Central dos Trabalhadores de Cuba, levanta ainda, mais uma vez, a questão da total falta de independência dos sindicatos face ao Estado.
E deixa interrogações sobre o resultado que terá uma aposta à chinesa de incentivar o crescimento do sector privado."

Plínio e a União Soviética

Plínio de Arruda Sampaio merece nosso respeito, mas.... Consegui ver o debate da  Record, dia 26. Achei o Plínio lamentável. Atrapalhou-se com as regras do debate, foi agressivo, quando seu mérito era ser irônico e, ao fim, saiu com um discurso udenista demais, até para o Psol. Ficou chateado quando a Dilma afirmou que não tinha mudado da direita para a esquerda (Plínio iniciou na política no Partido Democrata Cristão).
Mas o sinal de que Plínio estava em outra sintonia foi quando atacou o "Reuni" (que não é nenhuma maravilha, mas é o que a casa oferece), dizendo tratar-se de uma maquinação do Banco Mundial para o ensino universitário da África do Sul, Índia UNIÃO SOVIÉTICA e Brasil.
Veja o vídeo. Se quiser, vá direto para 3:40min.

Ministério Público oferece denúncia contra Serra por crimes de difamação e calúnia ao PT

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, através da pomotora eleitoral Margarida Teixeira de Moraes, ofereceu denúncia contra o candidato do PSDB, José Serra, acolhendo representação criminal do Partido dos Trabalhadores por difamação contra o partido e por calúnia contra o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.
No dia 22 de julho deste ano, na capital gaúcha, durante entrevista ao jornal Zero Hora, ao responder  sobre as declarações do seu vice, Índio Costa, acerca da afirmação de que o PT teria ligações com o narcotráfico, Serra respondeu que é "uma coisa antiga, que está mais do que evidenciado, que o PT tem ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que, por sua vez, são uma força do narcotráfico".
Nesta mesma entrevista, Serra imputou falsamente ao PT e a Pimentel o crime de  violação de sigilos na Receita Federal.
A promotoria eleitoral acolheu a representação do PT e ofereceu denúncia pelos crimes de difamação e de calúnia ao Juiz Eleitoral da 111ª Zona de Porto Alegre contra o candidato do PSDB.
Clique aqui para ver o texto da denúncia do MP.

Brizola Neto e o Tiririca

Não faço gracinhas nem piadas para ganhar votos. Não acho que o palhaço Tiririca seja o melhor candidato ao Legislativo. Nem mesmo o acho engraçado.  Mas estou indignado contra esta onda elitista que se faz contra sua candidatura alegando que ele não sabe ler e escrever.

Não faço gracinhas nem piadas para ganhar votos. Não acho que o palhaço Tiririca seja o melhor candidato ao Legislativo. Nem mesmo o acho engraçado.  Mas estou indignado contra esta onda elitista que se faz contra sua candidatura alegando que ele não sabe ler e escrever.
E daí se ele sabe apenas garatujar seu nome? E daí que ele seja desdentado? E daí que ele seja alguém que conseguiu projeção de um jeito esquisito?Quem achou que ele deveria ir para a televisão tem anel de doutor.
Quantos doutores picaretas há candidatos? Quantos “galãs” estão aí se candidatando sem discurso, sem propostas, sem compromissos?
Pode ser que Tiririca, eleito, seja apenas uma figura folclórica. Mas há dezenas de senhores bem apessoados que, se eleitos, serão apenas nulidades e, pior, tenham ambições de riqueza muito maiores que as do Francisco Everardo da Silva, nascido lá em Itapipoca, no Ceará.
Acho mais fácil dizer ao Tiririca, na hora de votar a redução da jornada de trabalho: Tiririca, os teus conterrâneos que trabalham lá em São Paulo não têm o direito de ter mais um tempinho com  mulher e os filhos, do que falar o mesmo com um cidadão que tenha mais berço do que coração e que venha argumentar com “competitividade” e “custo Brasil”.
Não vi nenhuma indignação quando se trata de colocar o Tiririca nos lares e milhões de brasileiros, pela televisão.
Mas é provável que cassem sua candidatura, porque a elite brasileira acha que a política é só para a elite.
Fizeram um escarcéu quando fotografaram Lula, na sua vida privada, carregando uma geladeira de isopor. Aquilo é coisa para “inferiores”, não é?
Havia, no PDT do Rio de Janeiro, uma figura chamada Severino Pé-Pé. Era um mendigo, ou quase isso. Meu avô sempre pedia que o deixassem entrar nas reuniões do PDT, mesmo quando ele já estava um pouco alterado. Dizia: “deixa, deixa ele falar, porque ele é um homem que não tem nada a perder nem a ganhar, vai falar com sinceridade”.
Severino era um indigente, como se costuma dizer. Mas não era um bronco, ao contrário, era um homem até com a erudição de recitar Castro Alves horas a fio. Não se sabe o que o jogou à rua, uma desilusão, uma tragédia humana, um amor.
Mas o Severino que pedia, algumas vezes, uns reais para um trago, nunca pediu mais que isso.
De quantos doutores se pode dizer o mesmo?
de: Tijolaço

domingo, 26 de setembro de 2010

Serra isenta Dilma de envolvimento com problemas na Casa civil

Em defesa apresentada ao TSE diante de pedido de direito de resposta, coligação dos tucanos reconhece que candidata governista não tem qualquer envolvimento no caso




São Paulo - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou demanda do PT, que queria direito de resposta no horário de propaganda da campanha de José Serra, para rebater denúncias de que Dilma Rousseff estaria envolvida em irregularidades na Casa Civil 
A coligação de oposição "Brasil Pode Mais" isentou a candidata Dilma de envolvimento nos casos de lobby e tráfico de influência na Casa Civil, que levaram à demissão da ex-ministra Erenice Guerra. A posição está expressa na defesa apresentada pela chapa encabeçada por José Serra (PSDB) ao pedido de direito de resposta demandado pelos governistas. 
O processo originou-se no pedido da coligação "Para o Brasil Seguir Mudando" pelo uso, no programa eleitoral do PSDB no dia 18 de imagens da revista Veja com menções a denúncias sem comprovação e ainda em fase de investigação.  A análise dos partidários de Dilma é que se tratava de "propaganda eminentemente difamatória e negativa", voltada a "degradar a honra e a imagem da candidata".
Na defesa de Serra, a alegação foi de que se tratou apenas de "exercício do direito de crítica". "Não há, nem na revista, nem na propaganda a mais remota sugestão de que Dilma estivesse envolvida nos supostos ilícitos descritos".
Por isso, o ministro Henrique Neves, que julgou o pedido, descartou o direito de resposta. "As alegações e afirmações (...) não apontam fato determinado em relação à candidata Dilma Rousseff", concluiu. A deliberação foi tomada pelo relator e não pelo pleno do TSE, por causa do julgamento do da aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa no Supremo Tribunal Federal (STF).

Como será o país do futuro?