sexta-feira, 14 de agosto de 2009

GLOBO X RECORD


Tô adorando a briga da Globo contra a Record. Só assim pra alguém (no caso, a Record) botar os podres da Globo pra fora em rede nacional. Não rezo pela cartilha dos bispos da Universal, mas a Globo está se lixandop pra fé ou para os escrúpulos. Quer é detonar com a concorrente. Seria muito bom que se fizesse uma limpa em TODAS as redes e se mostrassem os podres da mídia empresarial. O Brizola ia pra cima dos caras, mas não se conteve e foi ao enterro do Roberto Marinho. No mais, ninguém tem coragem de enfrentar a mídia. Somos reféns de gente que monta uma empresa usando o nosso dinheiro, concessões públicas e, depois, faz o que bem entende com a arma poderosa que recebeu do estado.
Quem poderá nos salvar!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Marina Silva


Recebi (eu e mais meio milhão de pessoas) um convite para apoiar a candidatura de Marina Silva à presidência. Meus vínculos com o PT e a mania de votar em quem tem alguma chance me impedem de apoiá-la. Porém, não me impedem de dar a minha opinião singela sobre o significado de sua candidatura. Acho que a candidatura não se cria eleitoralmente, mas serve como mais um alerta para os rumos do governo do PT. Um alerta mais significativo que os gritos da Heloísa Helena. Marina é uma heroína moderna. Sua biografia, da qual eu conheço só um pouquinho, é impresionante. Um desafio ao conformismo. Terá pouco tempo de TV e pouco dinheiro, poir isso mesmo, nenhuma chance. Porém, ouvi-la poderá nos ajudar a refletir sobre temas com ética, desenvolvimento sustentável, solidariedade e outras coisas perdidas no tempo.
Lamento que ela não esteja mais no PT; lamento que ela se junte a esse partido estranho que é o PV brasileiro; lamento que, sendo candidata à presidência, Marina não será mais senadora.
Lamento, além disso, que, na Câmara ou no Senado, pessoas como Marina Silva venham a ser substituídas por candidatos cuja principal base é o poder de arecadar recursos e aproveitarem-se dos espaços públicos e partidários para fazerem proselitismo eleitoral....

O papel dos "sem papel"


Minha intuição me diz que toda a grande campanha eleitoral (e até mesmo algumas pequenas) tem pessoas "sem papel". Não costumam constar nos documentos oficiais de regsitro, não possuem funções definidas... enfim... não existem. Essas pessoas sem papel cuidam do "trabalho sujo". Pagam cabos eleitorais por fora, negociam dobradinhas ou apoios, frequentam ambientes que os candidatos ou candidatas não podem frequentar, ameaçam, constrangem, arregimentam e, por vezes, vão pegar um dinheirinho para ajudar.
É comum que sejam pesoas afáveis, amáveis com os poderosos que os acolhem, por vezes carrascos com os considerados inferiores. São úteis e, em consideração ao que fazem, passam a participar de eventos, recepções etal. Desde que não façam muito alarde. Isso é difícil, pois eles costuma ser muito festivos e festeiros.
Dificilmente essas pessoas ocupam cargos importantes no governo. Às vezes ganham um empreguinho simbólico para si ou um parente, ou levam uma "beirinha" em algum contrato público. São pessoas das sombras. O espírito público é nulo e não se adaptam a uma vida exposta e regrada. É comum, também, que tenham pouca insturção formal, pois dedicaram-se muito tempo às atividades das sombras.
Se um dia a coisa estoura, eles perdem o que obtiveram, reagem. Começam a denunciar, usam o material que guardaram, tornam-se perigosos. Aí, os que os acolheram fazem-se cruéis e colocam os seres das sombras "nos seus devidos lugares". São inconfiáveis, magoados, enfim "nunca tiveram um papel importante".
Quem desejar saber qual o coração e o estômago de uma campanha e como será o mandato, procure saber quem são as pesoas "sem papel".
Ah sim, isso tudo é fruto da minha intuição privilegiada.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009