sábado, 4 de setembro de 2010

Te prepara Tarso!

O golpismo não tá funcionando pra cima da Dilma.
Não vou dizer que a UDN está conformada (vocês sabem, eles nunca desistem), mas a coisa tá difícil pra eles. Aqui nas nossas bandas, tá pintando a vitória do Tarso no primeiro turno. O que farão os udenistas diante disso? Te prepara Tarso, a coisa vai esquentar. Antes, Yeda e Fogaça disputavam quem vai para o segundo turno. Agora, a coalização anti-Lula vai querer tirar a vitória no primeiro turno.
Confio no nosso intelectual orgânico para garantir grande vitória da Unidade Popular.

Quem foi a vítima? O Banrisul ou o povo gaúcho?

O PIG divulgou que o Banrisul foi vítima. Não deixa de ser verdade. Mas, de fato, pessoas de dentro do Banrisul vitimaram o banco. O Banrisul é um patrimônio do povo riograndense e foi roubado por dentro, por pessoas que desfrutam da confiança política de dois governos. A vítima, mais do que o Banco, foi o povo. é incrível como é possível amenizar uma crise usando palavras amistosas.
É preciso admitir que o vice-governador tem razão. Ninguém pode acusá-lo de omissão.

Luta de Classes na Expointer


Lula sofreu protesto dos “produtores” e foi aplaudido pelos peões na Expointer. 


Ufa! Nem tudo está perdido.
Como diria Saramago: "A maldição do diabo é uma benção."

A paranoia dos incompetentes

Era só o que faltava. Os cabeças da campanha de Pilatos acusam o comitê de Tarso Genro de espionagem. A pergunta é simples. A troco de que o candidato que está na frente vai espionar quem não consegue decolar?

Lula quer internet livre. Serra não

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ironizado por tucano, Dunga afaga Lula e Dilma

Usado como exemplo pela campanha de José Serra no rádio para criticar a falta de experiência da candidata do PT Dilma Rousseff, o ex-treinador da seleção brasileira Dunga respondeu bem ao seu estilo. Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, Dunga rebateu a comparação feita pela campanha de Serra entre ele e Dilma. "O Serra tem experiência. É um craque para governar o Brasil. A Dilma não. É que nem o Dunga. Nunca foi técnico de nenhum time, foi para a seleção e deu no que deu", diz uma pessoa não identificada.

Veja o que diz o ex-técnico da seleção:
Comparação
É só ver os meus resultados e comparar. Quando eu fui campeão da Copa América e da Copa das Confederações, ele me elogiou. Agora crítica. Talvez ele esteja desesperado.

Defeitos
Eu acho que ele deveria assumir os seus defeitos para depois achar defeito nos outros.

Problemas
São Paulo não tem problema? Alaga mais que Veneza, ônibus são incendiados todos os dias.   Só o fato de São Paulo ter decidido na última hora o estádio da Copa já diz tudo. Por que ele está preocupado comigo?

Lula
O Lula também não tinha experiência e tem 80% de popularidade. Ele está fazendo o que os outros não fizeram em cem anos.

Dilma
Dilma é uma mulher e pode  ser a primeira mulher presidente do Brasil.

Democracia
Quando o Brasil precisou da Dilma ela não fugiu, lutou aqui pela democracia. Alguns correram.

Política
Para mim isso é natural (ser citado na propaganda). Se eles falassem o que deixaram de fazer seria melhor para o eleitor escolher.

Chico Buarque nunca falta!

A adesão ao Manifesto pela Cultura lançado pela Unidade Popular extrapolou a fronteira do Rio Grande do Sul. O cantor e compositor Chico Buarque assinou o documento, ao lado de mil gaúchos e gaúchas, entre artistas plásticos,  cineastas, fotógrafos, chargistas, músicos e intelectuais. O documento, que prega a ruptura do isolamento que foi imposto ao estado nos últimos anos também na área cultural, será lançado na próxima segunda-feira (6), às 18h30, no Boteco Imperial (Rua Santana, 375, em Porto Alegre).

Escandalosa é a farsa de Serra

Nem precisou colocar a PF pra trabalhar que já apareceram fatos estranhos ligados à quebra de sigilo da filha do Serra.
O sujeito denunciado como intermediário entre o contador picareta e as pessoas que queriam a declaraçã da filha, Ademir Estevan Cabral é filiado ao PV.
O contador cita um pessoal de Brasilia e de Minas. Cláudio Humberto já informou que, no auge do processo de decisão Serra X Aécio, um acusava o outro de produzir dossiês para complicar a vida do adversário. 
Os tucanos estão usando o resto do veneno de suas próprias disputas.
É escandaloso!

Sargento lotado na Casa Militar de Yeda preso por extorquir bingos e espionar políticos

O promotor de Justiça Amílcar Macedo anunciou na manhã desta sexta-feira pelo twitter:
Sgt da BM que serve na Casa Militar e preso esta manha em Poa por corrupção e extorsão a contraventor de maq. caca-niqueis!!!
Tentava obstruir a investigação acessando dados sigilosos dos investigadores e outras autoridades. Coletiva as 14h no MP de Canoas!!!
Dados sigilosos de varias autoridades foram acessados inclusive p tentar inviabilizar investigações. Altas autoridades foram bisbilhotadas
Um Senador teve dados acessados. Um ex-Ministro de Estado também e varias outras autoridades.
Além de ser acusado de cobrar propinas de até R$ 5 mil por mês, o sargento estaria ainda acessando ilegalmente dados sigilosos do sistema integrado de consultas da Secretaria de Segurança sobre políticos. O uso ilegal desse sistema para espionar políticos já foi denunciado pelo ex-ouvidor da Secretaria de Segurança Pública do RS, Adão Paiani, que deixou o cargo acusando o então chefe de gabinete da governadora Yeda Crusius, Ricardo Lied, de envolvimento com essa prática.
De: RS Urgente.

Quebra de sigilo

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Brasil oculto que a mídia não mostra

Por Luciano Martins Costa em 2/9/2010
No Observatório da Imprensa
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na quarta-feira (1/9) os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2010, um complexo de estudos que faz um amplo retrato do estágio de desenvolvimento do País, com as perspectivas de resolução de problemas históricos e os setores que devem merecer a atenção das políticas públicas.
Com tal arsenal de informações em mãos, qualquer jornalista consciente de sua profissão sairia correndo para questionar os candidatos à Presidência da República, aos governos dos Estados e ao Senado sobre seus planos de atuação.
Mas não no Brasil.
A imprensa brasileira apenas se referiu, sumariamente, a alguns aspectos do estudo, em suas edições online, e algumas emissoras de rádio e televisão fizeram citações durante os noticiosos noturnos, mas se resumiram quase exclusivamente ao aspecto ambiental.
Ameaça ao patrimônio

Elio Gaspari: sobre Serra e Lacerda

Reproduzo artigo de Elio Gaspari, escrito em abril deste ano

José Serra não é Carlos Lacerda
Elio Gaspari – FOLHA SP – O GLOBO

Como era previsível, uma única palavra — “roubalheira” — deu o tom do discurso de despedida de José Serra. Pena. Foi uma fala tediosa, mas uma só palavra desviou o curso de uma reflexão em torno de ideias, honradez e sobriedade administrativas.
Ela não caiu como cabelo na sopa. Foi um flerte com “a busca da notícia fácil” que o próprio Serra criticaria no mesmo discurso.
Com suas pressões e ansiedades, as campanhas moldam os candidatos. Quando entrou na disputa pela Presidência, Barack Obama não tinha proposta para a reforma dos planos de saúde. Juscelino Kubitschek nunca pensara em construir Brasília até que, meses antes da eleição, um estudante chamado Toniquinho perguntoulhe se cumpriria o dispositivo constitucional que previa a transferência da capital para o Planalto.
Na atual campanha, há uma energia interna no mandarinato oposicionista que procura um foco na denúncia da amoralidade do governo de Lula. Foi essa força que levou o “roubalheira” para o discurso de Serra.
Se essa tática prevalecer, acarretará vários riscos, todos lesivos ao nível político do país e à biografia do candidato. O combate à corrupção não deve ser plataforma de governo, mas pressuposto.
O país sofre com o desembaraço dos mensaleiros e com a proteção paternal que Lula lhes dá, assim como padece com o silêncio tucano diante da cassação do mandato, pela Justiça, de seu governador da Paraíba. O mais ilustre detento do sistema carcerário nacional é o ex-governador José Roberto Arruda, o queridinho do DEM, que chegou a aspirar à vice-presidência na chapa de Serra.
Dois presidentes chegaram ao Planalto montados na bandeira da moralidade: Jânio Quadros (seu símbolo de campanha era uma vassoura) e Fernando Collor. Nenhum dos dois concluiu o mandato, e Jânio tornou-se o único governante nacional com conta secreta no exterior disputada em juízo. Esses exemplos não devem estimular complacência, apenas ilustram que o moralismo é um refúgio habitual do corrupto.
Serra nada tem a ver com Jânio e Collor. Faltam-lhe até mesmo a teatralidade, o oportunismo e a mediocridade administrativa. Pelas obsessões, pelo estilo e pela visão de governo, ele se parece com Carlos Lacerda, seu adversário juvenil. Lacerda foi o maior governante da História do Rio de Janeiro (1960-1965). Fez a adutora do Guandu e resolveu o problema secular do abastecimento de água da cidade. Urbanizou o Aterro do Flamengo, abriu o túnel Rebouças e remendou a rede escolar pública. Desse Lacerda, o “Carlos” dos amigos, pouco se fala. O personagem da História foi outro, o “Corvo” dos inimigos, que carimbava “roubalheira” nos adversários. Demolidor audaz, escondia em ímpetos de calculada agressividade um temperamento egocêntrico e depressivo. Carregava nas costas o suicídio de Getulio Vargas (cujos capangas tentaram matá-lo em 1954), assim como carregou a deposição de João Goulart e um pedaço da ditadura que se instalou em 1964.
Vale ouvi-lo: Sobre Vargas: “Getulio Vargas, senador, não deve ser candidato à Presidência.
Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse.
Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar”.
Sobre Juscelino Kubitschek: “Um político notoriamente desonesto, cujo enriquecimento, seu e de seus amigos, constitui uma afronta ao país”.
Sobre João Goulart: “Eu agarro o touro pelos chifres”. Diante dos risos da plateia, fez um adendo infame: “E ele os têm”.
Sobre o presidente Castello Branco: “O marechal é um anjo da rua Conde Lages”. (Numa referência aos santos colocados nas salas de estar dos bordéis da Lapa.) Nada a ver com Serra. Numa trapaça do tempo, ele recorreu ao “roubalheira” no dia 31 de março, exatos 46 anos depois do levante militar que o levou ao exílio e deu a Lacerda um breve período de esplendor.
Uma campanha desqualificadora que fecha seu foco na denúncia da corrupção alheia precisa que o candidato puxe o samba. Para aprender esse papel, Serra tem idade demais e treino de menos.

Por que o "Impostômetro" apagou

Descobriu-se, afinal, porque deu pane no “Impostômetro” no dia em que Serra foi tirar ali fotos para fazer demagogia com a velha cantilena dos impostos.
A Folha de hoje mostrou que o defeito na “maquininha” do pessoal do “Cansei” foi obra da providência. Por quê? Porque a carga tributária brasileira caiu – repito, caiu – de 34,4% para 33,58% da renda nacional. É a maior – repito, a maior – queda já registrada desde o início do Plano Real. Repito, desde o início do Plano Real.
Embora a matéria da Folha comece dizendo que a crise mundial foi a responsável pela queda, qualquer brasileiro sabe que crise, antes, queria dizer mais arroxo, mais impostos. Só o terceiro parágrafo da matéria, assim mesmo citando a Receita Federal, “lembra” que no ano passado, o governo Lula promoveu uma imensa redução de impostos, nos automóveis e em produtos como geladeiras, fogões e lavadoras, como forma de enfrentar a recessão que abateu o planeta e da qual saímos com danos relativamente baixos, embora os “jornalistas do mercado” não tenham cansado de debochar da expressão “marolinha”, usada pelo Presidente para definir qual seria o impacto aqui no Brasil do tsunami econômico que varreu o mundo.
A carga tributária Brasileira ainda é alta? É, se considerarmos o nível ainda precários dos serviços de proteção social do Estado. Mas não é, de forma alguma, se pretendemos ter um Estado capaz de induzir o desenvolvimento econômico e prover a população daquilo que ela tem direito em matéria de educação, saúde, habitação e tudo o que qualquer ser humano, e não apenas os engomadinhos, têm direito. Embora estes não queiram que o povo os tenha, salvo quando seus candidatos vão fazer demagogia nos programas de televisão, como faz o senhor José Serra.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MPF propõe ação contra delegados suspeitos de tortura no DOI-Codi

Promotoria quer reparação dos direitos humanos violados durante ditadura. Ação pede afastamento e cobertura de indenizações pagas às vítimas.
O Ministério Público Federal ingressou nesta segunda-feira (30) com ação civil pública em que pede o afastamento imediato e a perda dos cargos e aposentadorias de três delegados da Polícia Civil paulista: Aparecido Laertes Calandra e David dos Santos Araújo, já aposentados, e Dirceu Gravina, ainda em atividade, reconhecido por uma vítima quando trabalhava no interior de São Paulo.
Segundo o Ministério Público Federal, Calandra, Araújo e Gravina  são suspeitos de participação direta em atos de tortura, abuso sexual, desaparecimentos forçados e homicídios, em serviço e nas dependências de órgãos da União, durante o regime militar (1964-1985).
A ação pede a responsabilização pessoal, a condenação à reparação por danos morais coletivos e a restituição das indenizações pagas pela União às vítimas. O G1 entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que aguarda e  vai cumprir a determinação judicial.

Lacerdismo sem Lacerda? Nem de brincadeira

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Jingle do Serra na favela

Com os cumprimentos de Bezerra da Silva.

Serra e a anistia. Engano ou canalhice?


 Reproduzo artigo se Suzana Lisboa, mostrando quem é José Serra e a farsa sobre "não pedir dinheiro" como recompensa por suas lutas.

"A vida dos outros” 



|



O jornal Folha de S.Paulo publicou, no dia 5 de agosto, matéria com o titulo Vídeo em site tucano critica indenização por ditadura.
Afirma que o vídeo, publicado com destaque no site oficial da campanha de José Serra critica políticos que "se gabam de ter lutado contra a ditadura, mas pedem dinheiro, contraprestação por suas lutas".
Sob o título Patriota, diz o vídeo: "Serra? Serra não. Nunca pediu dinheiro algum. Lutou pelo amor que sempre teve pelo nosso país, abriu mão de tudo isso para esse dinheiro ser voltado para a educação".
Não se duvida do patriotismo de Serra, mas o que dizer então de Dilma, que abriu mão da própria vida para lutar por justiça e liberdade? Foi presa e torturada sim e as indenizações que possa ter recebido dos estados onde ficou presa são valores que, simbolicamente, buscam afirmar o repúdio à tortura praticada pela ditadura.
Aqueles que não têm idéia dos sacrifícios de uma vida clandestina deveriam apenas calar. A anistia é um direito conquistado, reconhecido pelo Congresso Nacional ainda no governo FHC. Sua concessão gera polêmica, mas é torpe ser usada como acusação pelos serristas.
A matéria informa que a comissão de anistia reconheceu Serra como anistiado político em dezembro de 2002. Mas não se deu ao trabalho de informar o que pediu e o que ganhou aquele que chama de patriota – e tampouco esclarece de que dinheiro abriu mão para a educação. Seria uma doação? É o que parecem querer dizer os serristas.
Não sei da vida pessoal de Serra, e o que fazia antes de ser candidato a presidente em 2002. Sei que se aposentou como professor da Unicamp – mas não sei quando e como. Ao perder a eleição em 2002, parece que decidiu ajeitar sua vida, e recorreu à Comissão de Anistia – direito seu e de todos os que foram perseguidos pela ditadura.
Nada mais justo, se Serra tivesse tido a dignidade de seguir os trâmites normais, que na maior parte das vezes significa alguns anos na fila de votação. Mas ao que parece, a pressa era muita!
Vejamos as informações que a folha e os serristas não divulgaram e que estão disponíveis no site da Comissão de Anistia.
Serra entrou com pedido na Comissão de Anistia no dia 06 de dezembro de 2002. Três dias depois, seu requerimento foi aprovado e dez dias depois foi publicado. Dentre as dezenas de milhares de requerimentos, creio que essa agilidade é um recorde absoluto!
Não sei o que Serra pediu, nem se usou, em sua aposentadoria, esse tempo que lhe foi concedido, mas é muito estranha a contagem de tempo de serviço não ser contínua e, excetuando o ano de 1975, terminar em fevereiro de 1978, conforme publicação no Diário Oficial da União. De sua biografia, consta que em março de 1978 voltara do exílio e trabalhava no Brasil.
Além de ter usado seu poder e sua influência para furar a fila e agilizar a votação e publicação de sua portaria, Serra e os serristas poderiam explicar porque tanta pressa e ainda o porquê dessa portaria com tão estranha concessão de tempo de serviço – pagina 79 do DOU de 19/12/2002.

Armas no shopping?

Pode ser difícil de acreditar, mas o Comandante do Comando de Policiamento da Capital é a favor da colocação de seguranças armados nas imediações dos shoppings centers de Porto Alegre para coibir os assaltos a joalherias. 
Entrevistado pelo boletim do PRBS, o comandante disse não saber por que os assaltos ocorrem nas loalheiras dos shoppings e não nas que estão nas ruas. Não sabe por que acontece, mas acha que seguranças privados armados pertos dos shoppings pode ser uma boa medida. Ou seja, não sabe a causa do problema e propõe uma solução que o analista de segurança do PRBS indicou ser potencialmente perigosa.
Gente armada próximo de shopings, com treinamento precário e orientados contra os assaltantes, são um risco potencial à integridade das pessoas. As joias de joalherias têm seguro, portanto, não são o maior problema de segurança da cidade, já a ocorrência de tiroteios em locais de grande circulação, sim.
E se as joalherias utilizassem medias de segurança semelhantes aos bancos, como as portas giratórias? Outras ideias podem ser pensadas, mas o seu custeio deve partir dos proprietários das joalherias, sem consumir a estrutura de segurança pública já tão precária.

Fogaça apela

Fogaça, em sua trajetória de estagnação eleitoral, resolveu apelar para Dilma e Lula pra ver se sobe.
No programa de 30/8, à noite, usou as imagens dos dois. 
A desfaçatez do ex-prefeito não tem limites. Diz que é neutro, mas é serrista: ainda assim usa Lula e Dilma pra ganhar impulso. 
Dá pra acreditar nesse senhor?

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ato da educação com Tarso

Cala a boca, William Waack! II

A direção da TV Globo pediu desculpas aos telespectadores pelo vazamento do áudio do jornalista William Waack durante a edição de quinta-feira (26/08) do "Jornal da Globo". Durante uma reportagem em que a candidata à presidência Dilma Rousseff (PT) comentava o caso dos dados do Imposto de Renda de pessoas ligadas à campanha de José Serra (PSDB), o apresentador disse "manda calar a boca". .Ouça no vídeo

 A emissora informa que "infelizmente, por falha técnica" o microfone do jornalista estava ligado.
"Aos telespectadores, a TV Globo pede desculpas pela falha", diz a nota enviada pela assessoria da TV Globo.
Após a apresentação do telejornal na quinta-feira, a fala de Waack repercutiu no Twitter, com insinuações de que ele estava mandando Dilma se calar. A hastag #CalaBocaDilma chegou a ficar entre os Trending Topics do microblog...
De: Amigos do Presidente Lula.

José Eduardo Cardozo

Ontem, perdi o sono e acabei assistindo a entrevista do José Eduardo Cardozo no "Canal Livre". 
Já tinha ouvido o Cardozo outras vezes e, confirmei minhas melhores expectativas em relação a ele. Um quadro político preparado, sereno e franco. Capaz de enfrentar perguntas maliciosas sem perder a compostura.
Pena que ele tenha desistido de concorrer novamente a deputado federal. É por causa disso, a desistência dos bons, que cada vez mais proliferam os politiqueiros e parlamentares com imagem, mas sem conteúdo. Aliás, isso o Cardozo conhece bem.