sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Fórum Social Mundial: uma observação preciosista







Talvez seja um erro meu, certamente é um preciosismo, de qualquer modo desculpo-me antecipadamente com meus leitores. Mas vejam só: uma coisa é a décima edição do Fórum Social Mundial, outra é o décimo ano do Fórum.
Se o primeiro FSM aconteceu em 2001, decorreram nove anos desde esse primeiro evento e não dez.
Portanto, há uma confusão entre o número de edições e o tempo decorrido desde a primeira edição do Fórum. É um erro de raciocínio meu? Talvez. É um preciosismo? Certamente. Mas... o blog é meu e eu digo o que eu quiser (com direito a contestações).

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Porto Alegre joga dinheiro fora

Lendo o Balanço das Finanças Públicas de Porto Alegre no ano de 2008, qualquer um pode ver que Porto Alegre perdeu mais de R$ 16 milhões em função do Fundeb. Em 2009, até o mês de outubro, a perda de Porto Alegre ultrapassava R$ 30 milhões . O Fundo, criado no Governo Lula para financiar a Educação Básica, só é bom quando o Município se organiza para gastar bem. Do contrário, o dinheiro que não é usado aqui vai para outra cidade. Perder dinheiro nunca é bom. Perder dinheiro público é pior, agora, perder dinheiro público que deveria ser gasto em educação... é mais que incompetência: é um crime. Como é que se faz para não perder recurso? Deve haver aumento nas matrículas na educação  infantil e fundamental e não "experiências" com o ensino médio como vêm sendo urdidas pela Smed.

O Balanço Financeiro da Prefeitura para o ano de 2009 deverá ser publicado em 30 de janeiro. Vamos ver qual será o tamanho da perda.
Quer ver como funciona o Fundeb? Clique aqui.

Fogaça falou e caiu fora

Ontem,ouvi uma declaração de Pilatos sobre o caso Sollus. Hoje, nenhuma repercussão sobre a entrevista do Prefeito. Fico pensando se eu ouvi mesmo essa entrevista, ou apenas imaginei.
Com seu olhar de peixe morto e seu estilo peixe ensaboado, Pilatos declarou que, quando foi contratado o Instituto Sollus, não havia nada contra a idoneidade do Instituto e que assim que foram constatadas irregularidades a Prefeitura encaminhou documentação ao Ministério Público. Não é bem assim! Havia denúncias sérias, que foram informadas ao executivo e não foram levadas em conta. Além disso, a investigação foi instalada  a pedido do Conselho Municipal de Saúde e dos trabalhadores em saúde.
Mais informações podem ser obtidas com o pessoal que, na época, fez um levantamento da situação. Clique aqui.
Tempos atrás, o coordenador da assesoria jurídica da Secretaria Municpal de Saúde (SMS), exonerado, por suposto envolvimento em cobranças "por fora". 
Se eu fosse o Prefeito, mandaria dar uma geral nos contratos da SMS.


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O verdadeiro lado podre do Haiti

Ao contrário do que se possa pensar, o lado podre do Haiti não é aquele abalado pelo terremoto que mexe com a nossa sensibilidade. O lado podre é aquele que mantém ricas programações turísticas enquanto o povo pobre e negro morre de fome, de doença e de desespero.
Leia aqui.

A mídia será condescendente com o silêncio de Fogaça?


Tá certo que Pilatos já entegou a chave da cidade para o Rei Momo, mas não é aceitável que a mídia crítica e investigativa do estado mais politizado do Brasil deixe de questionar o prefeito sobre as investigações que a Polícia Federal faz sobre o Programa Integrado Sócio-Ambiental e, mais recentemente, sobre as irregularidades na gestão de recursos públicos pelo Instituto Sollus. Pra quem não lembra, o Instituto Sollus já havia sido denunciado pelo vereador Oliboni, do PT, por ilegalidades cometidas em São Paulo. A Prefeitura e a bancada fogacista fizeram vistas grossas e aprovaram a contratação dos agentes de saúde do PSF pelo tal instituto. A promessa, em 2007 era que os contratos precários iriam terminar em dezembro daquele ano, quando a Prefeitura faria um concurso público para nomear os agentes de saúde e não mais terceirizar o serviço.
O convênio mudou de mãos, mas vem sendo prorrogado ano após ano.
A quem interessa manter essa situação? Tá na hora desse assunto sair da página da polícia e vir para a página de política.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A direita assanhada

A direita brasileira ficou assanhadíssima com a vitória do bilionário chileno. Mais de uma vez eles fizeram questão de assinalar que uma presidente com 80% de aprovação e uma ampla coalizão de partidos não foram capazes de manter o mesmo projeto no Chile. Não vi (alguém deve ter feito) uma análise mais aprofundada do que ocorreu no Chile, mas a transposição mecãnica para a situação brasileira tá fazendo sucesso. Tem uma coisa que aparece pouco: essa coalizão já estava no governo há mais de 20 anos. Se quisermos fazer uma leitura sem fundamento como grande parte da mídia está fazendo, caberia dizer que, a "turma do Lula" tem mais uns 12 anos para governar.
Falando sério. Cada eleição é uma eleição e prestígio não se transfere apenas pela vontade.
Tem muita água pra rolar embaixo da ponte.

Prefeito transmite cargo