sábado, 5 de fevereiro de 2011

O bando de loucos do Corinthians

...estas.
Estas camisas negras lembram...
O Corinthians é um time  que me irrita. Não pelo fato de ter levado o Brasileirão de 2005 (injustamente), ou por ter ganho a Copa do Brasil de 2009 (justamente) do Internacional. O que me incomoda é o incensamento midiático que envolve o clube e sua torcida, estimulando o fanatismo como qualidade. Considerar-se "um bando de loucos" como elogio é um sintoma da doença mental que atinge certo tipo de torcedor e que, no Corinthians, encontra um terreno fértil para  a violência gratuita. Quando o time vai bem, atacam os adversários, quando o time vai mal, atacam o próprio time. Sei que os cotinthianos não são todos assim. É por isso que me incomodo com o elogio a certo tipo de "torcida", que mais parecem gangues utilizando o time como desculpa para sua violência.
Vaiar e protestar contra os jogadores é natural, partir para o quebra-quebra não. A midia condena isso unanimemente, mas adora ver as manifestações proto-fascistas de torcidas organizadas e saudá-las como demonstração de amor. 
Isso me incomoda no futebol em geral, mas muito mais no Corinthians, onde essas coisas ganham ares de normalidade.

Empresas brasileiras tiradas de programa da ONU

De: PNUD
O Pacto Global, uma iniciativa das Nações Unidas, expulsou 2.048 de seus associados – equivalente a 25% do total de empresas, instituições e autarquias que publicamente prometeram defender os princípios de responsabilidade social propostos pela ONU. Dentre as descadastradas estão 72 brasileiras, a maior parte (17) do setor de mídia (agências de publicidade e de comunicação, jornais, rádios e TVs). O projeto conta agora com 6.066 adesões em 332 países; 369 são do Brasil.
Criado em 2000 pelo então secretário-geral da ONU Kofi Annan, e mantido por Ban Ki-moon, o Pacto Global tem como objetivo estimular a prática de responsabilidade social na iniciativa privada. Baseia-se em dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Não se trata de regras – a adesão é voluntária. As empresas ou instituições que quiserem aderir ao pacto precisam enviar uma carta à ONU e tornar público seu compromisso, divulgando-o internamente e na comunidade em que atuam. Depois, têm de apresentar anualmente um relatório apontando o que fazem para integrar os dez princípios à sua estratégia e às suas operações.
As Nações Unidas não fiscalizam as empresas, apenas cobram que divulguem os informes anuais. Se isso não for feito por dois anos consecutivos, a empresa é desligada. Por não cumprirem a tarefa é que os cerca de 2 mil membros foram expulsos – 200 no fim de 2010, após uma prazo dado pela coordenação do projeto para que os associados de países menos desenvolvidos enviassem sua prestação de contas.
“Estamos avançando em transparência”, afirma o chefe de Relatórios de Progressos do Escritório do Pacto Global, Jerome Lavigne-Delville. “Por um lado, estamos sendo mais severos na aplicação de nossas medidas de integridade, para assegurar que todas as empresas participantes divulguem informações sobre seu progresso, todo ano. Por outro, introduzimos uma plataforma que dá incentivos e reconhecimento para empresas de todos os níveis fazerem progressos significativos em direção a uma implementação ampla dos princípios em suas estratégias e operações”, declarou.
A plataforma cria categorias diferentes de participação no Pacto Global, segundo o nível de transparência e de implementação dos dez princípios: básico, intermediário e avançado. A expectativa é que essa medida estimule melhorias contínuas nas empresas e crie parâmetros de comparação entre associados de tamanhos, setores e regiões semelhantes.

Rivaldo 10 X 0 Ronaldinho

Eu apostaria no da esquerda
Rivaldo fez 10x0 em Ronaldinho Gaúcho. Sem leilão e sem a mesma overdose de mídia, Rivaldo foi jogar no São Paulo. Diferentemente de Ronaldinho, fez de tudo em campo, inclusive um golaço. Rivaldo fala com serenidade e humildade. Talvez ele engane bem, mas parece um bom caráter e um profissional muito mais sério que Ronaldinho.
O mundo do futebol é uma grande empresa e nós, seus clientes. Não dá pra por a mão no fogo por ninguém, mas, ao menos nas aparências Rivaldo deu um banho em Ronaldinho. Se eu fosse de fazer apostas, apostaria no camisa 10 do São Paulo como um dos grandes nomes do Brasileirão 2011.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Onde estão as vanguardas?

Lenine. A teoria da vanguarda revolucionária ainda é atual?
Acompanho com atenção os episódios do Egito. Sempre que há uma massa nas ruas, é preciso buscar entender o que está acontecendo. O que levou as pessoas a se manifestarem agora? Quais são os fatores remotos? Quais são os fatores imediatos? Quais são os interesses em jogo? Quais são os desdobramentos possíveis? Enfim. Minha singela opinião não tem nenhuma influência nos acontecimentos, por isso posso esperar um tempo até emitir um parecer sobre o tema. Por enquanto, só observo e torço pelo melhor.
Um dos aspectos que tenho observado no Egito em outros movimentos populares contra governantes é que, em grande parte, não há um centro organizador dos protestos. Daí vem a pergunta do título desse post: Onde estão as vanguardas? Muitos dos comentadores do movimento egípcio e de outros tantos, partilham da tese da vanguarda organizada; do partido dirigente ou coisa parecida. O fato é que grande parte dos movimentos de protesto estão sendo feitos à revelia de lideranças. Não digo que isso seja necessariamente bom, nem mau, mas é forçoso constatar o quanto os nossos candidatos a dirigentes das massas exploradas (e eles existem em todas as partes do mundo) costumam se enganar.
Desculpem os meus camaradas leninistas, mas a maioria das revoluções (em seus diversos significados) são fruto da confluência de muitos acasos e de algumas vontades.

Yeda não fez e não deixa que outros façam

Cuidado: ela é vingativa
Achei demais até para a Yeda. A ex-governdora simplesmente recusou-se a assinar os convênios que trariam R$ 48 milhões para a construção e reforma de presídios. A Rainha de Copas, do alto de sua arrogância e descaso com a população do estado que a elegeu governadora, informou que, se sua assinatura não servia para indicar ocupantes de vagas de órgãos do estado, também não serviria para esse caso. O ato de retaliação da ex-governadora é inominável. Acho que nem o Britto chegaria a tanto.
Agora é torcer para que o tarso consiga desmbrulhar essa.

Margarete Moraes assume a Representação Regional Sul do MINC

Margarete Moraes aceitou o convite da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, para assumir a Representação Regional Sul do Ministério da Cultura que abrange os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina com sede em Porto Alegre. Margarete Moraes assume com a missão de representar o Ministério e de trabalhar na implementação e acompanhamento das políticas culturais.
            Nome reconhecido no meio cultural, Margarete Moraes, 59 anos, natural de Iraí/RS, tem duas filhas, a advogada Isadora e a arquiteta Maria Fernanda, é formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Foi Secretária da Cultura do Município, vereadora por dois mandatos na Câmara Municipal e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT). Recentemente assessorou o recém criado Instituto Brasileiro de Museus, do MINC, em Brasília. 
            Durante sua administração na Secretaria Municipal de Cultura colocou em funcionamento o projeto de descencentralização, levando arte e cultura às dezesseis regiões do Orçamento Participativo. Promoveu a catalogação e o restauro de obras de arte do acervo municipal das pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli. Também, dentre inúmeros projetos e programa em sua gestão,  foram realizadas exposições retrospectivas, com as presenças dos artistas nos 80 anos de Vasco Prado, Xico Stockinger e Iberê Camargo, sendo que este último inaugurou e aprovou a galeria que leva seu nome, na Usina do Gasômetro. Preocupada em integrar a arte ao cotidiano da cidade, Margarete tornou realidade o projeto Espaço Urbano Espaço Arte, de incentivo à arte contemporânea, com obras artísticas integradas às praças públicas da cidade. O projeto de intercâmbio cultural com cidades do MERCOSUL é outra marca de sua gestão.
            O cuidado com o patrimônio artístico e cultural pode ser conferido na restauração da Fonte da Talavera, na aquisição e restauração da Casa da Travessa Paraíso e  na compra e no início da restauração da Casa Godoy, símbolos  da arte e da história da cidade. Neste período, Porto Alegre ingressou no Projeto Monumenta, hoje em andamento.
            Da atividade parlamentar, leva a experiência de  ter sido a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal e de ter construído relações sólidas e democráticas com os diversos segmentos que formam nossa sociedade.
Jornalista: Martha Diaz Pozueco - Reg. MT 7078   

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Joan Baez: Forever Young

Esta voz merece ser escutada e esta música merece ser ouvida.

Prefeitura doa terreno para Igreja, MP entra com ação

A doação irregular pela Prefeitura Goiânia de uma área pública de mais de 3 mil metros quadrados à Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério Restauração – Uma Igreja que Faz Irmãos fez com que o promotor de Justiça Maurício Nardini propusesse ação civil pública para obter a anulação do negócio. A área fica em frente à quadra 15, Rua General Osório, Parque Anhanguera.
De acordo com a ação, o terreno tem mais de 3 mil metros quadrados, o que ultrapassa o limite dos 2 mil metros fixados na lei para a alienação feita sob forma de doação. Além disso, as modernas normas do Direito Administrativo determinam a não alienação dos bens e sim o uso por terceiros, mediante a concessão ou permissão, explica o promotor.
Nardini observa ainda que não há, no processo de aprovação da lei que autoriza a alienação do terreno, qualquer menção de que a beneficiária tenha cumprido o requisito disposto em lei que permitem como destinatária de uso de bens municipais, somente as entidades declaradas de utilidade pública. Também não foi apresentado o projeto arquitetônico, nem comprovada a capacidade financeira da igreja.
O promotor argumenta ainda que, por ser uma área que tem como destinação o esporte, ela está enquadrada na Lei Complementar n° 78/99, que proíbe sua desafetação para qualquer outra finalidade.Assim, o Ministério Público pede o concelamento da escritura pública de doação, o cancelamento de seu registro no Cartório de Registro de Imóveis e a demolição de qualquer obra erguida na área pública doada ilegalmente.
Em relação à Igreja Evangélica Assembleia de Deus, o promotor pede liminarmente a interrupção de qualquer ato construtivo até julgamento final da ação. A entidade, ao final do processo, também deverá devolver ao patrimônio público a área livre e desimpedida 
(Cristiani Honório / Assessoria de Comunica.ção Social).
De: MP de Goiás

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DHs: “sem dois pesos e duas medidas”

Dilma encontrou-se com as "Mães da Praça de Maio"
De: Correio do Brasil
A semana começa bem com estas declarações firmes e objetivas da nossa presidenta Dilma Rousseff nas entrevistas concedidas aos jornais argentinos e publicadas ontem, véspera de sua chegada a Buenos Aires (hoje). Com muita clareza, a chefe de Estado brasileira passou seu recado nas áreas de economia, direitos humanos e MERCOSUL.
A presidenta deixou claro ser contrária a qualquer tipo de negociação ou concessão na área de direitos humanos. Vejam sua firmeza: “Não negociarei direitos humanos, não farei concessões nesta área. E tampouco aceito que direitos humanos possam ser vistos como restritos a um país ou região”.
Ela salientou os problemas do Brasil nesta área, mas o que quis transmitir é a necessidade de estarmos atentos ao respeito aos direitos humanos sem a hipocrisia seguida por outros países, e até internamente, por certas áreas no Brasil. “Tanto em nosso país quanto no resto do mundo não se pode ter dois pesos e duas medidas”.
A presidenta também condenou firmemente Abu Ghraib, a prisão em que militares norte-americanos torturaram iraquianos; Guantánamo, a ilha ocupada pelos norte-americanos em Cuba e que eles transformaram em presídio onde também desrespeitam as liberdades fundamentais; e o apedrejamento de mulheres no Irã, prática mais conhecida a partir da condenação de Sakineh Ashtiani.
Economia e Mercosul
Questionada sobre a possibilidade de desvalorização do real, a presidenta lembrou que “nos últimos tempos temos conseguido manter o dólar numa certa flutuação. Não tivemos nenhum “derretimento”, como se diz por aí. A taxa de câmbio oscilou todo o tempo entre R$ 1,6 e R$ 1,7 real por dólar”.
Ao mesmo tempo, e cautelosamente, ponderou: “ninguém pode garantir que não haverá desvalorização. Por isso, os organismos multilaterais são tão importantes para discutir isto. É importante que haja responsabilidade dos países desenvolvidos nessa questão”.
Já sobre o ingresso da Venezuela no MERCOSUL, a presidenta Dilma afirmou que vê com “excelentes olhos” a participação deste país, ressaltando o fato de nosso vizinho ao Norte ser um grande produtor de petróleo e gás, além de ter muito a contribuir com o bloco.
Como vocês podem ver, declarações firmes e necessárias por parte da nossa presidenta que nesta 2ª feira iniciou visita oficial a Argentina, onde se encontra outra chefe de Estado, Christina Kirchnner. Fato que não posso deixar de observar com certo orgulho – duas destacadas mulheres no comando de dois grandes países.