sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Cidadãos de Porto Alegre

Li que o Marcos Rolim e a Télia Negrão receberão o título de Cidadãos de Porto Alegre.
É raro para mim conhecer pessoalmente alguém que vá receber esse título. Mias raro ainda é achar que eles merecem. Pois os dois merecem. O Marcos Rolim é mais conhecido. Um humanista radical. Conheço esse cara desde os idos de 1982 (século passado, portanto). Ele ainda era um comunista ou, ao menos, desejava sê-lo. De lá pra cá mudou muito de ideias, mas continua sendo o mesmo. Merece o título, seu trabalho na área de Direitos Humanos é reconhecida e ele é uma pessoa de posições e opiniões instigantes. Acho que o mundo precisa de pessoas assim. A única coisa que me incomoda é que o título foi concedido pelo Mauro Zacher. Pra mim, o vereador pedetista é uma espécie de ... anti-Rolim. Porém, vou usar a frase de Oscar Wilde segundo que diz, mais ou menos o seguinte:"A opinião de uma pessoa não tem a ver com o que ela é".
A Télia Negrão é menos conhecida do público em geral, mas muito conhecida de um determinado público. Eu lembro dela (mas ela não deve lembrar de mim) de uma reunião do PC do B em Curitiba, no longínquo ano de 1985. Depois a gente se encontrou em Porto Alegre. É uma feminista na melhor acepção do conceito. É uma humanista também e vem ocupando o espaço que merecer por uma dedicação visceral ao trabalho que desenvolve. Quando ela fala sobre o que está fazendo eu chego a ficar cansado. O título, proposto pelo Adeli Sell, é merecido.
Parabéns aos dois. Acho que os ex-c0munistas vão dominar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião