quarta-feira, 29 de abril de 2009

A burla do ENEM

Saiu o resultado do ENEM. Obviamente as escolas particulares receberam as melhores avaliações. Porém, observando a lista das escolas e suas médias, reparamos uma diferença no processo de realização das provas. A escola que ficou em primeiro lugar em Porto Alegre, apesar de possuir 71 alunos matriculados e aptos à fazerem a prova, aplicou-a em apenas 13 alunos. Com poucas exceções, as escolas particulares participam com um número de alunos bem menor que o total de matrículas, enquanto praticamente todos os matriculados nas escolas públicas prestam o exame. Essa situação distorce o resultado. Sou capaz de apostar que, se as escolas públicas selecionassem seus melhores alunos para prestarem o exame, o resultado seria diferente, um pouco mais equilibrado.
Aviso de antemão que sou favorável a processos avaliativos e não acho que a escola pública seja uma maravilha. Vivemos tempos difíceis. Porém, as escolas particulares, se quiserem mostrar sua superioridade, devem concorrer nas mesmas condições. Vejam só:
Província de São Pedro (1º) - 71 matriculados e 13 participantes;(4º)Farroupilha - 193 matriculados e 42 participantes;Anchieta (11º) - 247 matriculados e 42 participantes.
Enquanto isso, o Colégio Militar, 3º colocado, participou com 127 de seus 137 alunos matriculados. Essa foi a regra nas escolas públicas.
Esse é mais um motivo pelo qual acho positiva a utilização do ENEM para ingresso na universidade. Será um modo de ampliar a adesão ao sistema e verificar com mais rigor a situação do ensino no país.

2 comentários:

  1. Gostaria de ressaltar que os alunos de escolas particulares, até então, não possuiam qualquer incentivo a prestar o exame senão por motivação pessoal. Respeito o texto e percebo coerência na tese, mas é preocupante ver como os gaúchos tendem a atacar aqueles que se destacam. Ao invés de utilizar exemplos positivos como referências para crescimento em conjunto, o gaúcho sempre persiste em puxar tudo para baixo. Isto atrasa muito nosso povo.

    ResponderExcluir
  2. Mas a escola brasileira não esta nenhuma maravilha NÃO. A escola que vc falou é uma excessão das milhares!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua opinião