segunda-feira, 18 de maio de 2009

Verdade Revelada


O Governo Federal está enviando ao Congresso projeto de lei que possibilita o acesso às informações sobre o período da Ditadura. Veio tarde, mas veio. Pelo que vi, é incomparavelmente melhor que o decreto do FHC. O projeto vai estabelecer garantias de acesso a informações públicas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciários, tanto da União como de estados e municípios. O projeto de lei também muda a classificação de sigilo dos documentos. Hoje, existem quatro classificações: ultrasecreto, máximo de 30 anos de sigilo; secreto, 20 anos; confidencial, 10 anos; e reservado, 5 anos.
Lula poderia ter começado seu governo propondo isso, mas, antes tarde do que nunca. É provável que os militnates da causa da memória dos mortos e desaparecidos já tenham verificado flahas no projeto. Ainda assim, fica o símbolo.
Desde o início da redemocratização muita coisa foi queimada ou jogada no lixo. Porém, para um bom pesquisador, qualquer indício pode nos levar à verdade. Somos o que somos devido à nossa memória. Apague-se a memória, e nós também nos apagaremos. A memória do Brasil precisa ser resgatada permanentemente. Lembrar os crimes da ditadura e exigir reparações não é revanchismo; é JUSTIÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião