terça-feira, 29 de setembro de 2009

Mais cimento na beira do Guaíba


Dei uma olhada na Audiência Pública que tratou sobre o Cais Mauá. No meu singelo parecer a coisa não tá nada boa. Estão naturalizando a visão de que desenvolvimento e turismo tem a ver com as megaconstruções. A investida nesse caso é muito mais forte que no chamado Pontal do Estaleiro. O dinheiro é maior e o comprometimento dos governos estadual e municipal é completo.
Até o Paulo Odone foi à audiência para dizer que é preciso aprovar o projeto para garantir a Copa do Mundo! A Copa serve de desculpa para tudo, foi assim também com os Jogos Panamericanos.
Esses "alavancamentos no desenvolvimento" prometidos pelos megaeventos podem até ser uma rima, mas não são uma solução. Em Chicago, mais de 80% da população está contra a realização das Olimpíadas na cidade. Ou seja, não é coisa de ecochato ou de subdesenvolvido. Enquanto isso, os governos de todas as esferas, no Brasil, fazem figa para ver as Olimpíadas na Cidade Maravilhosa. É o que o Rio mais precisa, outro megaevento para resolver de uma vez por todas (como foi prometido nas outras vezes) seus problemas infraestruturais.
De megaevento em megaevento, de megaprojeto em megaprojeto as cidades vão se deteriorando do ponto de vista humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião