A manifestação de ativistas céticos contra a homeopatia conquistou seu objetivo: chamou a atenção sobre o tema. Eu sei que, às vezes, as ações dos céticos soa agressiva, mas haverá outro jeito de chamar a atenção para um pensamento divergente? No Brasil, parece um crime condenar crenças e superstições. É natural que, diante do cerco, os céticos apelem para ações midiáticas para aparecerem e provocarem um debate sobre questões aceitas passivamente pela sociedade, como a aceitação da homeopatia como uma terapia válida para curar algo. Ao tomarem a tal "overdose" de homeopatia, os manifestantes não desejavam realizar nenhum experimento científico, mas provocar uma reaçaõ da sociedade que assiste inerte a proliferação de um tipo disfarçado de curandeirismo.
Acreditar na homeopatia é como acreditar que uma dose de cachaça diluída em dez litros de água deixa a gente mais bêbado que a mesma dose tomada pura.
Quando o ceticismo for encarado como algo normal e necessário para entender o mundo em que vivemos, os cétiucos serão menos teatrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua opinião