O Twitter publica 110 milhões de mensagens a cada dia, que são difundidas entre o redor de 200 milhões de usuários. Pesquisadores da Universidade de Cornell (EUA) e o Yahoo! Research realizaram um estudo do fluxo dessa ingente quantidade de informação na popular rede de "microblogging" com o objetivo de tentar esclarecer um pouco sobre como os tweets influem. Para isso, os pesquisadores dividiram os usuários em 5 categorias: celebridades, mídia, organizações, blogs e usuários correntes.
Desta forma chegaram à conclusão de que 50% dos tweets mais "consumidos" são gerados por apenas 20 mil usuários pertencentes a uma "elite". Os meios de comunicação são os que produzem mais informação, mas os personagens famosos são os mais seguidos e suas mensagens as mais "retuitadas". De fato somente 15% da informação recebida pelos usuários correntes procede de meios de comunicação.
O estudo também destaca que os "tuiteiros" se agrupam para se relacionar entre usuários com mesmos interesses ou atividades similares: "os famosos escutam e brigam com famosos, os blogueiros escutam e brigam entre si, etc", dizem os autores.
Quanto a redistribuição da informação, os blogueiros são os mais generosos no sentido de "retuitar" informação em comparação com o resto de usuários. Já com respeito ao tempo de vida de uma mensagem no Twitter, o estudo mostra que as URLs geradas pela mídia são as que menos tempo duram, enquanto as URLs geradas por blogueiros são as que mais duram. Os conteúdos "retuitados" durante mais dias são aqueles relacionados com vídeos, música e livros.
Quanto às categorias temáticas, as notícias internacionais são as que mais atenção e redifusão recebem, seguidas das notícias nacionais (fofoca inclusa), informação de negócios e esportes. A saúde, a tecnologia e a ciência ocupam, respectivamente, a quinta, sexta e sétima posição.
As conclusões do estudo serão apresentadas oficialmente na International World Wide Site Conference (WWW11), que será celebrada no final de março.
O estudo também destaca que os "tuiteiros" se agrupam para se relacionar entre usuários com mesmos interesses ou atividades similares: "os famosos escutam e brigam com famosos, os blogueiros escutam e brigam entre si, etc", dizem os autores.
Quanto a redistribuição da informação, os blogueiros são os mais generosos no sentido de "retuitar" informação em comparação com o resto de usuários. Já com respeito ao tempo de vida de uma mensagem no Twitter, o estudo mostra que as URLs geradas pela mídia são as que menos tempo duram, enquanto as URLs geradas por blogueiros são as que mais duram. Os conteúdos "retuitados" durante mais dias são aqueles relacionados com vídeos, música e livros.
Quanto às categorias temáticas, as notícias internacionais são as que mais atenção e redifusão recebem, seguidas das notícias nacionais (fofoca inclusa), informação de negócios e esportes. A saúde, a tecnologia e a ciência ocupam, respectivamente, a quinta, sexta e sétima posição.
As conclusões do estudo serão apresentadas oficialmente na International World Wide Site Conference (WWW11), que será celebrada no final de março.
Leia mais em Negócio Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua opinião