Achei muito estranho esse negócio do vazamento do Enem. Não gosto de teorias da conspiração, mas, nesse caso, não dá pra duvidar de nada. Sei que há controvérsias, mas considero positivo a ideia de estabelecer indicadores nacionais para a educação. Antes, o Enem era algo quase de consumo interno e ninguém dava muita iportância, a não ser os gestores de políticas de educação. Depois, começou a valer para o Prouni. Agora, que ganhou importância e pode valer uma vaga na Universidade, as atenções dirigem-se para o Exame. Talvez o MEC não tenha se dado conta da dimensão que o ENEM ganhou e não tenha sido duro nas questões de segurança, porém, o Blog NaMaria News, levanta questões interessantes e que devem ser consideradas. Acho que tão querendo detonar com o Enem e, por tabela, com a política educacional do Governo Federal que, pode não ser a que mujita gente deseja, mas é mais do que já tivemos em muitos anos.
Quero comentar que também não sou adepto de teorias de conspiração, mas concordo com análise feita pelo Cesár.
ResponderExcluirPorque não se tratá de conspiração e sim algo público, posição de muito anos manipulado por setores conservadores. jovens que vão a universidade e não iriam criam pespectivas de conhecimentos novos, se tornam criticos, observam com outro olhar o mundo.
Pois então pra que deixar assim na maior um programa como este, criemos polemicas, debatemos na imprensa o roubo de uma prova.
Antes não tinha vaga, continua não tendo para todos, mas aumentou, mas o melhor é que nem caminhemos para ampliar o indices de jovens no ensino superior.
Piada né!